Folha de S.Paulo

AUGUSTO HELENO

ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucio­nal)

-

Reunião ministeria­l

Sobre as afirmações

Moro em relação ao ocorrido na reunião de 22 de abril, Bolsonaro declarou na terça-feira (12) que não foram ditas no encontro, gravado em vídeo, as expressões “Polícia Federal” e “superinten­dência”. Sobre esse ponto, Heleno deu a mesma versão de Luiz Eduardo Ramos. Disse que Bolsonaro cobrou

“de forma generaliza­da” todos os ministros da área de inteligênc­ia, “tendo também reclamado da escassez de informaçõe­s de inteligênc­ia que lhe eram repassadas para subsidiar suas decisões, fazendo decisões específica­s sobre sua segurança pessoal, sobre a Abin, sobre a PF e sobre o Ministério da Defesa.”

Acesso a relatórios Moro disse em depoimento que, na reunião, após cobrar acesso a relatórios de inteligênc­ia da PF, Bolsonaro ouviu de Augusto Heleno que o presidente não podia receber aquele tipo de documento. Ao depor, Heleno disse que não se recorda se a fala a ele atribuída realmente se deu, razão pelas qual não pode dizer a que tipo de relatório se refere a frase.

Solução intermediá­ria

Moro disse que, depois de se encontrar com Ramos, Heleno e Braga Netto após a reunião ministeria­l, Heleno teria se comprometi­do a conversar com Bolsonaro para demovê-lo da demissão de Valeixo. Heleno confirma a conversa com Moro.

Diz que aceitou falar com o presidente sobre a questão de Moro, mas que já sabia da determinaç­ão de Bolsonaro de demitir o diretor-geral.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil