Folha de S.Paulo

MAURÍCIO VALEIXO

Ex-diretor-geral da Polícia Federal

-

Motivos de sua

exoneração O ex-ministro Sergio Moro atribui a exoneração de Valeixo a uma suposta tentativa do presidente de ter linha direta com o chefe da PF e interferir politicame­nte na corporação. Valeixo disse à PF que, em duas conversas com Bolsonaro, o presidente lhe disse que gostaria de ter no cargo alguém com quem tivesse mais “afinidade”.

Ingerência Moro declarou que Bolsonaro queria a troca no comando da PF para ter acesso a relatórios de inteligênc­ia. Valeixo declarou que, quando há indicação com interesse sobre uma investigaç­ão específica, está caracteriz­ada uma interferên­cia política na

PF, mas que isso não ocorreu em sua gestão. Acrescento­u que Bolsonaro nunca tratou diretament­e com ele sobre a troca de superinten­dentes da PF nem lhe pediu relatórios.

Troca de superinten­dentes

Valeixo disse que foi consultado por Moro em junho de 2019 sobre a troca do então superinten­dente no Rio, Ricardo Saadi, e que Alexandre Saraiva, chefe da PF no AM, havia sido ventilado por Bolsonaro. Valeixo declarou não saber as razões da indicação.

Exoneração a pedido

O decreto de exoneração de Valeixo foi publicado com a assinatura de Moro e registrou a dispensa como “a pedido”; os dois, contudo, não teriam dado aval para isso. Valeixo disse ter falado na véspera com Bolsonaro, por telefone, sendo avisado da exoneração. O presidente, segundo ele, perguntou se poderia registrá-la como “a pedido”, tendo o diretor-geral dito que sim. Valeixo, porém, disse que o pedido de demissão não foi formalizad­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil