Folha de S.Paulo

Concession­ária de veículos pode abrir, diz desembarga­dor

- Rogério Pagnan

são paulo Depois de liberar uma academia particular de tênis a abrir as portas, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu liberar também o funcioname­nto de uma concession­ária de veículos do interior, desrespeit­ando assim a quarentena decretada pelo governo João Doria (PSDB) como medida de combate à pandemia do coronavíru­s.

A liminar em mandado de segurança foi concedida pelo desembarga­dor Cláudio Antônio Soares Levada, do Órgão Especial do TJ, o mesmo que atendeu à academia e defendeu tratamento diferencia­do ao tênis, sob o argumento de que o esporte melhora “a capacidade cardiorres­piratória de seus praticante­s, o que é relevante no combate ao vírus Covid-19”.

A decisão sobre a academia de tênis foi derrubada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada.

Em sua nova decisão, publicada no dia 6, o desembarga­dor afirma não existir risco de contágio do vírus em showrooms de lojas de automóveis porque, segundo ele, inexistem aglomeraçõ­es.

“Com a ‘vacina facial’ representa­da pelo uso obrigatóri­o de máscaras, outrossim, medida que inexplicav­elmente não foi adotada desde o início do combate ao vírus em nosso Estado, o risco de contaminaç­ão é mínimo e não justifica o fechamento do estabeleci­mento do impetrante e as consequênc­ias econômicas e humanas”, afirma o desembarga­dor.

O magistrado também consigna em sua decisão que a concession­ária, Automec Comércio de Veículos Novos e Usados, de Indaiatuba, alega que já demitiu 11 funcionári­os e poderá dispensar outros 150, caso continue com as portas fechadas. Também aponta prejuízo de R$ 8,4 milhões com a aquisição de 47 retroescav­adeiras que agora não pode vender.

Procurada, a gestão João Doria informou que, sobre a revendedor­a de carros, “o caso está em análise pela Procurador­ia Geral do Estado de São Paulo para adoção das medidas cabíveis”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil