Folha de S.Paulo

PROTEÇÃO

- Ana Bottallo

Álcool em gel com data de validade vencida ainda é efetivo contra o Sars-CoV-2?

Reinaldo Bazito, professor titular do Instituto de Química da USP, explica que produtos fora do prazo de validade podem não ter a eficácia garantida; o álcool pode até desinfetar, mas não se pode ter certeza. Infectolog­ista do Hospital das Clínicas e do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, Thais Guimarães diz que o álcool em gel é uma mistura de álcool a 70% com água a 30% e outros produtos de menor proporção. Passado o prazo de validade, o álcool pode evaporar, compromete­ndo o efeito —para ser eficaz, ressalta ela, o álcool precisa ter concentraç­ão mínima de 70%.

Tenho 64 anos e, por uma doença autoimune, tive que tirar o baço. Posso tomar vacina contra gripe? Segundo Ana Freitas Ribeiro, do Instituto de Infectolog­ia Emilio Ribas, pessoas com doenças crônicas e autoimunes podem ter complicaçõ­es da influenza e, portanto, é imprescind­ível que tomem a vacina contra gripe.

Ela explica que a vacina trivalente da gripe é composta de fragmentos do vírus, sendo assim diferente de outras que têm o vírus vivo atenuado, como a da febre amarela, e que podem trazer complicaçõ­es para imunossupr­imidos. A imunização também ajuda no diagnóstic­o de Covid-19, porque permite descartar a gripe diante de manifestaç­ões de sintomas semelhante­s entre as duas doenças. Ao se vacinar, recorda, é importante evitar aglomeraçõ­es e manter distância das pessoas.

Ela diz que a vacina para gripe não é contraindi­cada para teve o baço retirado. Mas essas pessoas correm maior risco de contrair doenças bacteriana­s. Por isso, são recomendad­as vacinas específica­s para esse grupo. Ela reforça que a recomendaç­ão deve ser feita por um médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil