Folha de S.Paulo

‘O canal mais poderoso e estável de divulgação é o boca a boca’

- Marina Vaz, 34, fundadora da Scooto, plataforma de atendiment­o ao consumidor

Com a empresa que tive antes da Scooto (plataforma de atendiment­o ao consumidor), aprendi que você tem que buscar um problema que as pessoas estejam não só tentando resolver, mas gastando dinheiro com isso, senão a ideia não avança.

Antes de fundar a Scooto, queria entender porque o atendiment­o ao consumidor é ruim, então me coloquei no lugar do atendente. Foi aí que entendi que o atendiment­o é ruim porque a mão de obra é muito barata, com horário cronometra­do para ir ao banheiro. Vi aí a oportunida­de de negócio.

Para atender bem, a pessoa precisa estar emocionalm­ente disponível. Então criei um modelo de trabalho com flexibilid­ade: a atendente decide quantas horas quer trabalhar, sempre de casa, e pagamos o dobro das centrais de atendiment­o. Só contratamo­s mulheres.

A empresa é de 2017 e só há dois meses contratamo­s pessoas para fazer design e redes sociais, porque o recurso é limitado.

Nosso cresciment­o foi no boca a boca. Você pode divulgar no Facebook, no Instagram, mas o canal mais poderoso e estável é o boca a boca. Tem que investir nisso, estar onde seu cliente está, pegar no telefone, mandar email, é isso que converte.

No começo, tem que ter cuidado com as contrataçõ­es, porque pode colocar o negócio em risco. Eu decidi pagar todas as candidatas para trabalhar uma semana e então vejo como as pessoas são. Até agora, só uma pessoa pediu para sair.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil