Folha de S.Paulo

‘Quando um cliente fala não, pense no que você pode fazer diferente’

- Alessio Alionço, 33, fundador e diretor-executivo da Pipefy, startup de gestão de negócios

O maior problema quando você empreende na área de tecnologia é que você não consegue fazer nada sozinho. Um negócio digital, para parar de pé, tem que ter a parte técnica muito boa. Uma empresa é tão forte quanto o seu time.

Se você está com dificuldad­e para vender seu produto, você precisa olhar para os padrões e aprender com eles. Quando um cliente fala “não”, ele não está falando “não quero usar”, mas “isso não está bom”, então você tem que saber o que poderia fazer diferente.

Enquanto nossos concorrent­es, para conseguir clientes, usavam vendedores e iam em feiras, nós tivemos uma abordagem pelo nosso aplicativo (Pipefy, de gestão de negócios). O usuário entra, testa o serviço e começa a compartilh­ar com o seu time.

Se você tiver um produto que o cliente consegue usar facilmente para resolver seus problemas, mesmo que você seja uma startup pequena, ele vai confiar em você e seu usuário vira o seu vendedor.

A situação com o coronavíru­s foi um aprendizad­o. Temos clientes que foram impactados de forma muito negativa. No começo, ficamos em choque, havia muita inadimplên­cia. Por outro lado, vimos que, na nossa base de clientes, também havia aqueles que foram impactados de forma positiva.

Jogamos fora nosso planejamen­to e refizemos a estratégia, para dar atenção para os segmentos que estão ganhando agora, como as empresas de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil