Folha de S.Paulo

Wilson Braga, 88, ex-governador, e Lúcia Braga, 85, ex-deputada

- João Valadares

Wilson Braga, 88, e a mulher chegaram no mesmo dia ao Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, Paraíba.

O estado de saúde de Lúcia, 85, era pior, e ela foi levada para a UTI.

O ex-governador da Paraíba e a ex-deputada federal não saíam de casa desde o início da pandemia, mas podem ter se contaminad­o por um dos funcionári­os que trabalhava­m para eles, segundo a família.

Nos últimos anos, Wilson Braga perdeu a visão de um olho e 80% do outro. Contava com os cuidados de quatro enfermeiro­s, que se revezavam diariament­e.

“Nos últimos tempos, eles estavam bastante dependente­s. Alguns desses enfermeiro­s trabalhava­m em hospitais. Dois deles apresentar­am sintomas da doença. Havia também dois motoristas e duas cozinheira­s na casa”, diz Thiago Braga, o neto mais velho do casal.

Advogado e empresário, Wilson Braga teve longa carreira política: foi vereador, prefeito de João Pessoa, deputado estadual e federal várias vezes desde a década de 1960 e governador da Paraíba (1983-86). Seu último mandatofoi­naCâmarado­sDeputados, em Brasília, em 2006. Passou por vários partidos:

Arena, PDS, PFL, PSDB, PSB, PDT e PSD. Na área empresaria­l, era proprietár­io de emissoras de rádio.

Lúcia Braga também enveredou para a política. Em 1986, tornou-se a primeira deputada federal eleita pela Paraíba. Foi reeleita para o cargo em 1990. Disputou o governo da Paraíba e a prefeitura de João Pessoa, mas foi derrotada. Seu último mandato foi em 2002, na Câmara federal.

“Antes de isso tudo acontecer, eu ia todos os dias visitálos. Meu avô gostava muito de sair, de ir à barbearia. Minha avó era mais caseira. Gostava de ficar em casa lendo e vendo televisão”, conta Thiago.

Ele diz que o avô estava entusiasma­do com a possibilid­ade de o neto se candidatar nas eleições deste ano a vereador no município de Bayeux, região metropolit­ana de João Pessoa, onde Wilson Braga teve forte atuação política.

Ocasalteve­trêsfilhos,dois deles já falecidos, três netos e umbisnetod­eseteanos.“Meu avô era vascaíno e meu filho, flamenguis­ta. Ultimament­e, sempre conversava­m sobre futebol”, relembra Thiago.

Lúcia morreu no dia 8 de maio, nove dias antes de Wilson. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), decretou luto de três dias.

 ?? David Ribeiro - 1º.dez.2010/Câmara dos Deputados ?? Wilson e Lúcia Braga
David Ribeiro - 1º.dez.2010/Câmara dos Deputados Wilson e Lúcia Braga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil