Folha de S.Paulo

Meu visto venceu e estou pagando multa diária para ficar no México

- Vanessa Marinho Pereira Psicóloga

Estou no México desde outubro de 2019, por uma bolsa de estudos do meu doutorado. Em março terminou a bolsa, e meu retorno estava marcado para 6 de abril. No início de março veio a notícia de que as companhias aéreas iriam parar de ter voos, e tentei adiantar minha passagem, sem sucesso.

Vim com visto de turista porque ele é válido por 180 dias, o tempo planejado para minha estadia. Na época o próprio consulado do México me informou que não precisaria do visto de estudante. Pois o visto venceu no dia 14 de abril, e governo cobra uma multa de 80 pesos mexicanos (cerca de R$ 20) por dia a mais que fico aqui.

Expliquei a situação para o instituto de migração mexicano, mas disseram que não poderiam fazer nada. Procurei uma ONG de apoio a migrantes, e os advogados deles tentaram negociar, mas o governo está irredutíve­l: não aceita estender o visto nem abonar a multa, mesmo em meio à pandemia. Estou hospedada na casa de amigos e só não passo necessidad­e graças a eles.

Tentei lugar nos dois voos de repatriaçã­o da embaixada, mas não consegui. No último, eu estava na lista de espera, cheguei às 3h da manhã no aeroporto, mas não me chamaram. Os funcionári­os da embaixada disseram que seria quase impossível ter um terceiro voo.

Então continuo aqui, dependendo totalmente da ajuda dos mexicanos. Ainda tem mais de 160 brasileiro­s esperando repatriaçã­o, incluindo crianças e adolescent­es, alguns passando necessidad­es. Muitos nem falam espanhol.

Estamos totalmente vulnerávei­s. Meu seguro de viagem venceu e aqui não existe um sistema equivalent­e ao SUS, ou seja, se eu tiver algum problema estarei desassisti­da porque não tenho como pagar hospital privado. Está cada vez mais insustentá­vel.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil