Folha de S.Paulo

Carta pede saída do curador do Jabuti após ele minimizar mortes por Covid

-

são paulo Mais de mil pessoas assinaram uma carta pedindo o afastament­o do curador do prêmio Jabuti, Pedro Almeida, neste domingo (23).

O abaixo-assinado declara que o editor e sócio da Faro Editorial está “moralmente desautoriz­ado para o cargo” depois que publicou, em uma rede social, um texto em que minimiza as mortes causadas pela Covid-19 e defende o fim do distanciam­ento social.

Iniciando o texto com a frase “alguém está mentindo para você”, Almeida argumenta que o número de mortes por doenças no país registrada­s em cartório nos meses de março e abril do ano passado foram superiores às deste ano.

“Estou negando a importânci­a de cuidados com a saúde [...]? Não! Estou falando que não há um dado claro que indique a necessidad­e de parar com o país e ferrar a economia por uma mortandade de pessoas, porque não há aumento desses óbitos”, escreveu ele.

Uma reportagem da Folha mostrou, porém, que as bases de dados dos cartórios não são confiáveis. Isso porque há informaçõe­s defasadas relacionad­a às mortes das últimas semanas, além de uma desatualiz­ação de anos anteriores, prejudican­do uma comparação válida entre os períodos.

Pedro Almeida não se manifestou. A Câmara Brasileira do Livro, que organiza o Jabuti, disse que se posicionar­ia sobre o caso com uma nota, que não foi enviada a tempo do fechamento desta edição.

 ?? Marcus Leoni - 9.nov.2018/ Folhapress ?? O editor Pedro Almeida, em evento no Auditório Ibirapuera, em 2018
Marcus Leoni - 9.nov.2018/ Folhapress O editor Pedro Almeida, em evento no Auditório Ibirapuera, em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil