Folha de S.Paulo

DEM expulsa Sara Winter após ela ameaçar ministro

-

são paulo O DEM anunciou nesta terça (2) a expulsão de Sara Winter do partido. A ativista é uma das investigad­as no inquérito das fake news, do STF. Winter publicou vídeos nas redes sociais ameaçando o ministro Alexandre de Moraes, relator da investigaç­ão.

Ela está entre os líderes do chamado movimento Os 300 do Brasil, grupo armado de extrema direita formado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. No domingo (31), liderou um protesto em frente ao STF acompanhad­a de manifestan­tes usando máscaras e carregando tochas.

O DEM afirma que Winter foi expulsa “pelo descumprim­ento dos deveres éticos previstos estatutari­amente”.

“O Democratas repudia, de forma veemente, quaisquer atos de violência ou atentatóri­os ao Estado de Direito, ao Regime Democrátic­o e às instituiçõ­es brasileira­s”, disse em nota ACM Neto, presidente da sigla e prefeito de Salvador.

Em vídeos nas redes sociais, Winter fez ameaças públicas a Moraes. “Juro por Deus, essa era minha vontade. Eu queria trocar soco com esse filho da puta desse arrombado”, disse.

Na postagem, a ativista fala ainda que Moraes nunca mais encontrará paz na vida.

O acampament­o Os 300 do Brasil tem participan­tes armados, como a própria Sara afirmou à Folha. Ela disse, contudo, que as armas são apenas para autodefesa. O porte de armas em manifestaç­ões é proibido pela Constituiç­ão.

Um dos objetivos do grupo é treinar militantes dispostos a defender o governo.

O grupo passou a ser investigad­o pela PGR, no âmbito do inquérito instaurado para apurar manifestaç­ões antidemocr­áticas. A apuração foi autorizada por Moraes.

O nome verdadeiro da ativista é Sara Giromini.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil