Folha de S.Paulo

Grupos racistas são acusados de estimular violência em protestos

-

são paulo Defensores de causas racistas estão sendo acusados por autoridade­s de estimular a destruição e a violência em meio aos protestos que tomaram os EUA após a morte de George Floyd.

Os atos têm como principal objetivo justamente o combate ao racismo, além de pedidos pelo fim da violência policial contra negros no país.

O Twitter informou nesta segunda (1º) ter removido uma conta que se identifica­va como antifascis­ta e que defendia o uso de violência nos atos. O perfil, na verdade, era controlado por um grupo de supremacis­tas brancos.

“Esta conta violou nossa política contra manipulaçã­o e spam. Tomamos medidas após o envio de um tuíte incitando a violência”, afirmou a rede social, em comunicado.

A conta bloqueada, @antifa_us, tuitou no domingo (31): “Alerta: esta noite é a noite, camaradas. Esta noite nós diremos ‘f**a-se a cidade’ e vamos para as áreas residencia­is, os bairros brancos, e tomaremos o que é nosso. #Blacklives­Matters”.

O Twitter comunicou ainda que apagou outros perfis que promoviam a violência nas ruas e eram ligados a movimentos defensores do que chamam de identidade branca e que incentivam ações racistas.

Autoridade­s também se manifestar­am sobre a presença de brancos em meio a cenas de violência. Em Seattle, a prefeita Jenny Durkan disse temer que os negros acabem responsabi­lizados injustamen­te por saques e atos de vandalismo.

“É impression­ante o quanto as pessoas que saquearam, roubaram e incendiara­m coisas no fim de semana eram jovens homens brancos”, afirmou a democrata em uma entrevista.

Em Pittsburgh, um homem branco foi preso ao ser flagrado quebrando vidros de uma viatura policial.

Identifica­do como Brian Bartens, 20, ele usava uma bandana com o símbolo de um movimento pela libertação dos animais. Em um vídeo, ele mostra o dedo do meio para manifestan­tes negros que pedem que ele pare de vandalizar o veículo policial.

Agentes de segurança de Minnesota, estado onde fica Minneapoli­s, local em que Floyd foi morto, disseram no domingo acreditar que racistas estão indo aos protestos para causar confusão.

Os atos realizados desde a semana passada nos EUA registrara­m diversas cenas de depredação feitas por ativistas negros, que consideram a violência como uma forma válida de ação política.

Em várias outros momentos, no entanto, manifestan­tes negros atuaram para conter saques e depredaçõe­s durante os protestos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil