Folha de S.Paulo

Brasil choca ‘ovo da serpente’ e vê ‘fuga em massa de capital’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

O alemão Frankfurte­r Allgemeine listou exibições extremista­s recentes, como a marcha com tochas em Brasília, e as comparaçõe­s do país com a República de Weimar para alertar que “o ovo da serpente ameaça se abrir” no Brasil. Na foto, Bolsonaro a cavalo.

Também com foto de Bolsonaro, a home page do New York Times destacou que são “homens populistas e anti-establishm­ent” como ele que estão no poder “onde o coronavíru­s cresceu mais”. Noutra chamada, “Destruição das florestas tropicais cresceu liderada de novo pelo Brasil”.

Na home da CNN americana, a submanchet­e também trazia foto de Bolsonaro, mas ao lado de outra, de Lula, com a chamada “Ex-presidente conclama pelo impeachmen­t”. Na entrevista, Lula aponta, junto às crises de saúde e economia, “uma crise de irresponsa­bilidade por parte do presidente da República”.

Também no alto da home, o Financial Times destacou que os “Fluxos recordes de saída do Brasil sublinham medo dos investidor­es de Bolsonaro”. Logo abaixo, “Fuga de capitais estrangeir­os acende sinal vermelho sobre a maior economia da América Latina”.

Enquanto os “emergentes como um todo” já estão revertendo a saída de capital, “os investidor­es estrangeir­os em ações e títulos do Brasil continuam a tirar dinheiro em massa, assustados pelo presidente da direita linha-dura”.

fúria global

New Yorker e Washington Post listaram o que a revista chama de “fúria global com a América e seus valores”, ilustrada pela imagem de George Floyd num trecho do Muro de Berlim. Além dos grandes protestos pelo mundo, enfatizara­m comunicado­s da União Europeia e da União Africana. A primeira cobrou, dos EUA, “o pleno respeito ao Estado de Direito”. A segunda criticou “as práticas discrimina­tórias contínuas contra negros nos EUA”.

#blacklives­matter

Enquanto a Fox News festejava a suposta repressão iminente, o presidente do grupo, Lachlan Murdoch, filho de Rupert, apareceu com um comunicado interno aos “colegas” do canal: “É essencial que nos unamos à dor da família Floyd, ouçamos atentament­e as vozes de protestos pacíficos e entendamos fundamenta­lmente que as vidas negras importam”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil