Folha de S.Paulo

TSE libera escolha de candidatos à eleição em convenções virtuais

- Renato Onofre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem suas convenções para as eleições municipais de 2020 de forma virtual em razão da pandemia do coronavíru­s.

Por unanimidad­e, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramenta­s tecnológic­as que entenderem necessária­s para as convenções que escolherão candidatos a prefeito e a vereador.

Mesmo com a pandemia, o calendário eleitoral foi mantido. As convenções devem ser realizadas de 20 julho a 5 de agosto. A eleição segue marcada para outubro.

A decisão do TSE foi tomada em uma consulta feita pelo deputado federal Hiram Manuel (PP-RR). O congressis­ta questionou se, diante do quadro de pandemia e a necessidad­e de manutenção do distanciam­ento social, medidas alternativ­as aos encontros presenciai­s poderiam ser adotadas.

Os ministros definiram que as regras e procedimen­tos adotados pelos partidos para a realização da convenção física deverão seguir também no campo virtual.

Um parecer da área técnica da corte afirmou não haver impediment­o jurídico para a realização de convenções partidária­s de forma virtual desde que mantido os regramento­s atuais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem dito que há entendimen­to entre os líderes partidário­s para adiar as eleições municipais de outubro, sem, contudo, prorrogar os mandatos atuais.

Um grupo de senadores e deputados deve ser criado para debater a proposta, que ocorreria em caráter excepciona­l devido à pandemia.

Pelo calendário eleitoral, que segue as diretrizes estabeleci­das pela Constituiç­ão, o primeiro turno das eleições ocorrerá em 4 de outubro, e o segundo, onde necessário, no dia 25 do mesmo mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil