Folha de S.Paulo

SP inicia testes de Covid-19 em internos da Fundação Casa e asilos

- Patrícia Pasquini

Dentro da estratégia ampliada de testes para Covid-19, o governo estadual começou a testar funcionári­os da saúde, internos da Fundação Casa e asilos.

No total, serão testados 12 mil funcionári­os do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e 20 mil do HC-SP, 4.800 internos de 138 unidades da Fundação Casa e a população de 552 asilos.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan e membro do Centro de Contingênc­ia do Coronavíru­s, já foram realizados 90.000 testes rápidos, sendo 70.000 na Segurança Pública (policiais civis, militares, bombeiros e seus familiares). Do total, 20% demonstrar­am ter tido contato com o vírus e adquiriram imunidade.

O governo pretende testar também doadores de sangue e quem apresentou sintomas leves de gripe. “O estado de São Paulo é o que mais testa e chegará aos níveis de testagem de outros países, como Itália e Espanha”, diz Covas.

A ampliação da estratégia de testagem da população proporcion­ará obter uma melhor dimensão da curva de infecções da doença.

Covas afirmou que o estado aumentou a capacidade de realização de testes para diagnóstic­o de Covid-19 de mil, no início de abril, para oito mil por dia, seja o RTPCR, que identifica a presença do vírus, ou o teste rápido, que aponta a presença de anticorpos do vírus no sangue.

O estado de São Paulo chegou a 8.561 mortos por Covid-19 nesta quinta-feira (4), um aumento de 3,4% em relação ao dia anterior, quando somou 8.276. No período, houve 285 novas mortes.

Em relação aos casos, há 129.200 infectados, 4,4% a mais que o registrado na quarta (3), quando foram confirmado­s 123.483.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI continuam altas, mas estáveis, com 71,4% no estado e 82,4% na Grande São Paulo.

O estado abriu mais 61 novos leitos de UTI. Destes, oito foram implantado­s em Votuporang­a (521 km de SP) e 43 na Grande SP. Até esta quinta, 7.670 pacientes com confirmaçã­o ou suspeita da doença estão internados nas enfermaria­s e 4.799 em UTIs.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil