Folha de S.Paulo

Fortaleza testa pessoas sem sintomas de vírus

- Marcel Rizzo

Fortaleza iniciou a testagem de pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19 para tentar melhorar o mapeamento da doença na cidade. Serão feitos 9.900 testes rápidos em visitas residencia­is, até o fim de julho.

A primeira fase do projeto, uma parceria entre governo estadual, prefeitura e a Fiec (Federação das Indústrias do Ceará) começou na terça-feira (2) com 3.300 kits.

Inicialmen­te 39 dos 121 bairros da capital cearense receberão os agentes de saúde e pesquisado­res, que ao fim da coleta vão estimar o percentual de fortalezen­ses com anticorpos para o novo coronavíru­s.

As casas a serem visitadas foram escolhidas por sorteio e caso a residência tenha mais de um morador também é feito um sorteio para definir quem será testado, apenas um por imóvel. A pessoa pode se recusar a recolher o material.

“Esse trabalho é de extrema importânci­a porque os resultados vão nos mostrar a taxa de ataque, ou seja, o percentual da população que já está imunizada. Isso vai fazer com que a gente possa se orientar para as próximas medidas. Como é que a gente vai fazer a retomada das atividades, como é que a gente vai atuar no nosso sistema de saúde daqui por diante”, disse a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.

Uma das primeiras testadas foi Aldira Luz, que mora no bairro São João do Tauape. O teste da aposentada deu positivo para os anticorpos, que é o que o teste rápido detecta. Hoje assintomát­ica, ela disse que há algumas semanas teve indisposiç­ão, com febre e diarreia, mas não imaginou que pudesse ser Covid-19 porque não teve falta de ar, sintoma que via na TV como o principal.

“Tenho saído de casa apenas para ir à farmácia e ao supermerca­do, devo ter me contaminad­o em uma dessa saídas”, disse Luz.

A OMS recomenda, desde o início da pandemia em março, que os países testem o máximo que puderem para conseguir isolar as pessoas contaminad­as e identifica­r regiões mais afetadas que precisam de um isolamento social mais rígido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil