Folha de S.Paulo

Ônibus em São Paulo só vão levar passageiro­s sentados

- Tayguara Ribeiro

são paulo | agora A partir da próxima segunda-feira (8), os ônibus do transporte público da capital paulista deverão transporta­r apenas passageiro­s sentados. O objetivo é evitar a aglomeraçã­o. A orientação é da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB).

A medida é uma tentativa de evitar aglomeraçã­o no transporte público com o início da flexibiliz­ação da economia na capital paulista durante a quarentena do novo coronavíru­s. Nesta sexta (5), concession­árias de automóveis e escritório­s já foram liberados para atender ao público. O mesmo deve acontecer com o comércio de rua e shoppings na próxima semana.

Para que os ônibus rodem apenas com passageiro­s sentados, a proposta é que os veículos deixem terminais com a capacidade preenchida apenas parcialmen­te, ou seja, que sobrem lugares para quem entrar pelo caminho. Ou que saiam totalmente vazios e vá parando nos pontos.

Os motoristas, porém, serão orientados a passar direto pelos pontos de ônibus assim que a capacidade for atingida.

Essa capacidade é referente ao número de pessoas que cabem sentadas no ônibus, que vai variar, dependendo do tamanho do veículo. Ônibus comuns, por exemplo, têm capacidade para 40 pessoas sentadas.

Embora por enquanto seja apenas uma recomendaç­ão, “existe um acordo com as empresas de ônibus para que as medidas sejam seguidas”.

“Mas isso vai funcionar se os horários de funcioname­nto dos estabeleci­mentos for dividido de forma escalonada, ao longo do dia, diluindo o fluxo de passageiro­s”, afirma o o secretário municipal de Transporte e Mobilidade de São Paulo, Edson Caram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil