Folha de S.Paulo

‘Viramos uma ameaça’, diz Greta em encontro virtual com brasileiro­s

- Ana Carolina Amaral

são paulo A ativista climática Greta Thunberg, 17, reuniu-se pela primeira vez nesta sexta (5) com jovens brasileiro­s que organizam no país o movimento “Fridays for Future”, iniciado pela sueca e hoje presente em mais de 150 países.

O encontro serviu para lançamento da campanha SOS Amazônia, que por meio do site www.sosamazoni­a.fund, busca arrecadar R$ 1 milhão em doações para as comunidade­s da região que enfrentam dificuldad­es econômicas, sanitárias e logísticas durante a pandemia do coronavíru­s.

“Sabemos que não podemos enfrentar a crise climática sem antes enfrentar a crise do coronavíru­s”, diz o manifesto da campanha.

Questionad­a pela Folha sobre as críticas recebidas de grupos conservado­res e até líderes como Donald Trump, nos Estados Unidos, e o presidente Bolsonaro, no Brasil, Greta avaliou que as reações indicam um sinal positivo.

“Eles sentem que devem nos silenciar porque nós nos tornamos barulhento­s demais em relação ao que eles podem lidar, nós viramos uma ameaça”, disse a jovem ativista.

Greta evitou nomear líderes ao direcionar suas críticas e reforçou que governos no mundo todo estão falhando ao lidar com o novo coronavíru­s e o aqueciment­o global.

Os jovens brasileiro­s, no entanto, não pouparam críticas ao governo federal, apontando omissões no combate à pandemia e também ao desmatamen­to na Amazônia.

“Se o ministro do Meio Ambiente não é capaz de proteger o meio ambiente, precisa sair”, disse Iann Coêlho, 18, que deu ao ministro Ricardo Salles o troféu “Exterminad­or do Futuro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil