Folha de S.Paulo

Creme de chocolate com avelã pode ser feito em casa com poucos ingredient­es

- Juliana Ventura f5.folha.uol.com.br/colunistas/ aventura-na-cozinha/

Farei um grande esforço aqui para não citar a marca italiana famosíssim­a por seu creme de chocolate com avelã porque estou ensinando uma versão caseira de tal produto.

Obviamente, trata-se de algo cujo resultado final é bastante diferented­oitemultra­processado encontrado nas prateleira­s do supermerca­do.

Aqui, é possível sentir o sabor da oleaginosa e do chocolate praticamen­te puros e, portanto, bastante intensos —se quiser algo mais doce, substitua o chocolate meio amargo pelo ao leite.

Não se sabe exatamente a origem ou a data de criação do confeito conhecido como gianduia, ainda que muitas marcas clamem a pecha de primeira fabricante.

Lendas falam sobre a astúcia de doceiros que, para fazer o milagre da multiplica­ção do chocolate, teriam adicionado a ele pasta de avelã, ainda no século 19.

Não é possível verificar nenhuma história particular, mas os estudiosos acreditam que o doce tenha surgido por volta da metade do século 18 na região de Turim, na Itália.

Fato é que a fama da pasta se espalhou mundo afora e hoje é queridinha de cafés da manhã, bolos, docinhos de festa e por aí vai.

Aviso que esse creme não é uma reprodução da versão industrial­izada.

Por conta dos utensílios domésticos necessário­s —processado­r, mixer, liquidific­ador—, só é possível alcançar certa consistênc­ia. E ela não é lisa, mas rústica.

A receita é bastante simples, com poucos ingredient­es e sendo a principal tarefa bater no processado­r. No entanto, é preciso paciência. Vai ser necessário abrir o utensílio e raspar suas laterais diversas vezes. E bater de novo e de novo e de novo, aos poucos, até alcançar a textura desejada.

O resultado vale a pena completame­nte, sendo o complement­o perfeito para torradas no café da tarde.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!

 ?? Juliana Ventura/Folhapress ??
Juliana Ventura/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil