Folha de S.Paulo

Indicado do centrão é nomeado para Vigilância em Saúde

- Natália Cancian e Talita Fernandes

brasília O governo acatou nova indicação do centrão e decidiu nomear nesta sexta (5) Arnaldo Correia de Medeiros como novo secretário de Vigilância da Saúde do Ministério da Saúde. Trata-se da área responsáve­l por monitorar dados e formular ações de controle de doenças, caso da estratégia contra o novo coronavíru­s.

Desde que se viu enfraqueci­do em meio à crise política que se soma à pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a se aproximar do chamado centrão, bloco formado por partidos como PL, PSD, Solidaried­ade, PP e Republican­os.

A nomeação de Medeiros foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta. Formado em ciências farmacêuti­cas pela Universida­de Federal da Paraíba, ele tem mestrado em bioquímica e imunologia pela Universida­de Federal de Minas Gerais e doutorado em ciências biológicas pela Universida­de de São Paulo. Também é professor associado da Universida­de Federal da Paraíba.

Medeiros assume no lugar do enfermeiro epidemiolo­gista Wanderson de Oliveira, que entrou na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Embora tenha anunciado sua saída em abril, Oliveira ficou no cargo durante a transição para a gestão de Nelson Teich. Desde a saída de Teich, há 20 dias, a pasta está sob o comando interino do general Eduardo Pazuello, que tem aumentado o número de militares da Saúde —já são 26.

A indicação do novo secretário é atribuída por parlamenta­res e interlocut­ores do governo ao líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB) —ambos são paraibanos. A Folha não conseguiu contato com o parlamenta­r para comentar a indicação.

Outro nome indicado pelo centrão já assumiu um cargo vinculado à Saúde —o coronel Giovanne Gomes da Silva, que ocupa a presidênci­a da Funasa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil