Folha de S.Paulo

Aposta na insubordin­ação

- Bruno Boghossian

Jair Bolsonaro lançou as bases para um novo conflito com governador­es. Depois de sabotar medidas de isolamento contra o coronavíru­s para satisfazer seu projeto de poder, o presidente agora mira as polícias estaduais e as ações desses agentes durante os protestos que acontecem em algumas capitais.

Nos últimos dias, Bolsonaro fez acenos às forças de segurança comandadas pelos governos locais. Estimulou a repressão a manifestan­tes e disse esperar que policiais militares “façam seu devido trabalho se porventura esses marginais extrapolar­em os limites da lei”.

Com essa sinalizaçã­o, o presidente atropela a autoridade de governador­es e tenta reforçar ainda mais seus laços com essas corporaçõe­s, onde a simpatia pelo nome de Bolsonaro vem de seus tempos como deputado. De quebra, ele aposta em potenciais confrontos nas ruas para alimentar sua propaganda contra os protestos organizado­s por seus opositores.

Sem surpresas, Bolsonaro replica um item da cartilha de Donald

Trump diante das manifestaç­ões contra o racismo nos EUA. Numa videoconfe­rência com governador­es, o presidente americano incentivou uma reação agressiva das polícias locais a esses atos. “Se vocês não dominarem, eles vão passar por cima de vocês, e vocês vão parecer um bando de babacas”, declamou.

No caso brasileiro, as provocaçõe­s de Bolsonaro metem os governador­es numa cilada. Em caso de repressão violenta, eles serão responsabi­lizados pela brutalidad­e. Se deixarem de responder a algum tumulto, serão alvo de insatisfaç­ão nas polícias e se tornarão peças de exploração política por parte do presidente.

Além de intimidar adversário­s, a retórica de Bolsonaro tende a inflamar o ânimo de forças que estão fora do alcance de seu poder, já que as PMs obedecem às ordens dos governador­es. Se os agentes decidirem escutar as recomendaç­ões do Palácio do Planalto, a insubordin­ação se instala e o presidente ganha uma tropa de choque política nos estados. Ele parece contar com isso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil