Folha de S.Paulo

Homem invade sede da Globo com faca e faz repórter refém no Rio

- Mônica Bergamo

Um homem portando uma faca invadiu a sede da TV Globo, no Jardim Botânico, no Rio, e fez a repórter Marina Araújo refém na tarde desta quarta (10).

De acordo com comunicado da emissora, ele exigia encontrar a apresentad­ora do Jornal Nacional Renata Vasconcell­os. A Polícia Militar foi chamada para lidar com a situação.

Ainda segundo a nota, Vasconcell­os compareceu ao local, sob orientação da PM. “Tão logo ele [invasor] a viu, largou a faca e liberou Marina. Foi preso imediatame­nte”, segue o texto. “Marina e todos os funcionári­os que estavam no local não se feriram e passam bem.”

A Globo afirma que o episódio “foi obra de alguém com distúrbios mentais, sem nenhuma conotação política”.

Na edição do Jornal Nacional desta noite, o âncora William Bonner fez um relato dos acontecime­ntos desta quinta e agradeceu as manifestaç­ões de apoio e a atuação “impecável da PM”. “Vida que segue. Desejo a todos paz, boa noite”, disse Renata Vasconcell­os.

O presidente Jair Bolsonaro se solidarizo­u com a repórter e disse repudiar atos de violência contra profission­ais da imprensa.

“Repudio completame­nte qualquer ato de violência contra profission­ais da imprensa, o que vai na contramão de nossa defesa histórica e irrestrita da liberdade de expressão e de informação, seja a favor ou contra qualquer governo”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também expressou solidaried­ade às jornalista­s. Em uma rede social, disse esperar “que o covarde agressor seja punido com o rigor que merece.” Maia afirmou não haver espaço para “agressões contra a imprensa” na democracia brasileira.

“Repudio completame­nte qualquer ato de violência contra profission­ais da imprensa Jair Bolsonaro presidente, em redes sociais

 ?? Reprodução ?? Homem mantém a repórter Marina Araújo como refém na Globo
Reprodução Homem mantém a repórter Marina Araújo como refém na Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil