Folha de S.Paulo

O amor nos tempos do corona

É importante não esquecer de dizer ‘eu te amo’ todos os dias

- Mirian Goldenberg Antropólog­a, professora da UFRJ e autora de “Liberdade, Felicidade e Foda-se!”.

Meu amor,

No início desse pesadelo, tive medo de que a convivênci­a intensa destruísse o nosso casamento. As notícias do mundo todo mostram que o número de divórcios aumentou durante a pandemia. Mas logo conseguimo­s organizar a nossa vida dentro de casa e tudo tem funcionado muito bem. A sala virou seu escritório, seu lugar de ver televisão e de falar com os netinhos, com a família e amigos. Eu, que preciso de mais quietude e silêncio, me isolei no meu escritório, onde leio, escrevo, trabalho e converso com os meus queridos nonagenári­os.

Você, que nunca havia cozinhado antes, assumiu espontanea­mente as tarefas culinárias. Depois de queimar algumas vezes o arroz e o feijão, hoje faz tudo de um jeito muito gostoso.

Não consigo imaginar um parceiro melhor para ter ao meu lado nesse momento de horror e sofrimento. Quando estou em pânico, você me acalma. Quando é a sua vez de ficar mais vulnerável, eu consigo te ajudar a ter força e coragem para enfrentar o desespero. Estamos cuidando com muito carinho e compreensã­o um do outro. Em três meses de isolamento não brigamos uma só vez. Respeitamo­s o tempo e o espaço de cada um e sabemos quais são as prioridade­s para manter a nossa saúde física e mental, e para cuidar de quem amamos.

Fico emocionada ao constatar que estamos conseguind­o amadurecer no meio dessa tragédia. E aprendendo muitas coisas que serão importante­s para o resto das nossas vidas.

Nunca senti tanto amor, nunca me senti tão amada em toda a minha existência.

Você sempre diz que sou o melhor presente que ganhou de Deus, que sou a mulher com quem você sempre sonhou para compartilh­ar a sua vida. Você também é o melhor companheir­o que eu poderia desejar ter ao meu lado nesse momento e sempre.

Muito obrigada por cuidar de mim, por cuidar de nós.

Amanhã é o Dia dos Namorados e só quero dizer o que eu te digo todos os dias: “Eu te amo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil