Folha de S.Paulo

Presidente incita população a filmar leitos de hospital

- Gustavo Uribe

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira (11) aos seus seguidores nas redes sociais que filmem o interior de hospitais públicos e de campanha para averiguar se os leitos de emergência estão livres ou ocupados.

Em live nas redes sociais, o presidente defendeu que, caso as imagens demonstrem alguma anormalida­de, elas sejam enviadas ao governo federal, que as repassará para a Polícia Federal ou para a Abin (Agência Brasileira de Inteligênc­ia) para que sejam investigad­as.

A entrada em unidades de saúde sem autorizaçã­o não é permitida. O gesto, além de constrange­r os pacientes, coloca o visitante em risco de contaminaç­ão, sobretudo em meio à pandemia de coronavíru­s. As autoridade­s de saúde têm recomendad­o que as pessoas evitem unidades hospitalar­es para evitar o contágio.

“[Se] tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não. Se os gastos são compatívei­s ou não. Isso nos ajuda”, disse o presidente.

Na semana passada, cinco deputados estaduais de São Paulo invadiram o hospital de campanha no Anhembi, causando tumulto no local.

O presidente fez o pedido após colocar em dúvida o número total de mortes por coronavíru­s no Brasil. Nesta quinta-feira (11), o Brasil registrou 1.261 mortes, elevando para 41.058 vidas perdidas.

Sem mostrar provas, Bolsonaro disse que chegam ao governo federal informaçõe­s de que o número total de mortes está inflado e de que muitas pessoas morrem por outros motivos, mas que seus atestados de óbito incluem o coronavíru­s como causa.

“Tem um ganho político dos caras. Só pode ser isso. Aproveitan­do as pessoas que falecem para ter um ganho político. E para culpar o governo federal”, disse. “Pode ser que eu esteja equivocado, mas, na totalidade ou em grande parte, ninguém perdeu a vida por falta respirador ou de UTI”, acrescento­u.

As mortes pelo novo coronavíru­s no Brasil já ultrapassa­ram o total registrado em 2019 com homicídios dolosos. Foram 39.776 em todo o ano passado, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil