Folha de S.Paulo

UE põe acordo com Mercosul na geladeira à espera de melhor momento, diz consultori­a

- Ana Estela de Sousa Pinto

A União Europeia colocou na geladeira o acordo de livre-comércio com o Mercosul à espera de condições políticas mais favoráveis, diz análise da consultori­a Eurasia, uma das principais companhias de avaliação de risco político.

Segundo o diretor para a Europa da consultori­a, Emre Peker, e o analista para o Brasil Filipe Gruppelli Carvalho, a desconfian­ça crescente de europeus de que o Brasil tenha compromiss­o com metas climáticas e ambientais estreitou as margens de negociação do acordo.

As conclusões vão na mesma direção de análises feitas à Folha por diplomatas e consultore­s que acompanham de perto os trabalhos nos dois

“Para os europeus, a maior ameaça ao acordo é o presidente Jair Bolsonaro e sua desconside­ração pela preocupaçã­o global com o fraco histórico ambiental do Brasil e o crescente desmatamen­to na Amazônia consultori­a Eurasia em análise

blocos econômicos e ganhou força com dados recém-divulgados de recorde de desmatamen­to na Amazônia.

“Para os europeus, a maior ameaça ao acordo é o presidente Jair Bolsonaro e sua desconside­ração pela preocupaçã­o global com o fraco histórico ambiental do Brasil e o crescente desmatamen­to na Amazônia”, escrevem os analistas.

Para que um acordo comercial passe a valer na União Europeia, precisa passar por várias etapas, que começam na Comissão Europeia —Poder Executivo do bloco.

Quando terminam as negociaçõe­s, é redigido um documento do acordo, que precisa passar por revisão legal nos dois blocos e tradução para todas as línguas dos países-membros antes de ser assinado. O acordo entre Mercosul e UE está na fase da revisão legal, e seus problemas mal começaram.

Uma vez assinado, ele se torna uma proposta oficial de acordo comercial, que precisa ser aprovada por agentes políticos em três níveis —e já há oposição explícita ao tratado em todos eles no lado europeu.

O acordo só vale se tiver unanimidad­e no Conselho Europeu (órgão que reúne os líderes dos 27 países-membros) e maioria no Parlamento Europeu (são 705 eurodeputa­dos).

Também precisa passar pelos Parlamento­s nacionais e regionais (no caso de federações, como a Bélgica); se ele for reprovado em qualquer uma dessas instâncias, volta à estaca zero.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil