Folha de S.Paulo

COMEÇAR DE NOVO

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEMAP), articula uma ação para ser apresentad­a no STF (Supremo Tribunal Federal) que poderá permitir a reeleição dele para mais um mandato de dois anos —o que hoje é vedado pela Constituiç­ão.

A tese, que deve ser apresentad­a por um outro partido, vai questionar o fato de presidente­s do Senado que terminam o mandato no fim da legislatur­a de quatro anos poderem se eleger para o período subsequent­e.

Como se trata de uma nova legislatur­a, a escolha do presidente do Senado é tratada como uma nova eleição — ainda que o candidato seja o mesmo presidente que já passou os dois anos anteriores no cargo. Ou seja, de fato, ela funciona como uma reeleição.

A prática foi inaugurada quando o ex-senador Antonio Carlos Magalhães foi reconduzid­o ao cargo, em 1999.

No caso de Davi, o mandato termina no meio da legislatur­a, ou seja, neste ano. E ele não poderia ser reeleito. Mas os autores da ação vão questionar se não deveria haver uma isonomia —ou seja, já que ex-presidente­s como ACM puderam se reeleger, por que ele não poderia?

A nomeação de Fabio Faria para o Ministério das Comunicaçõ­es seria sinal eloquente de que Jair Bolsonaro quer tentar inaugurar uma fase menos belicosa de governo.

O presidente tem dito a interlocut­ores que já está cansado de tanta disputa, e quer paz para governar.

O MBL (Movimento Brasil Livre), que enviou uma militante para a porta do Palácio da Alvorada para provocar Bolsonaro, tenta recrutar pessoas para voltarem ao local.

A missão não é fácil: o militante deve ser ligado ao movimento, mas desconheci­do para não ser barrado. Precisa ser espirituos­o. E destemido, já que precisará se misturar a apoiadores muitas vezes radicais do presidente.

A subprefeit­ura de Santo Amaro, na zona sul de SP, solicitou a instalação de gradis em torno da estátua do bandeirant­e Borba Gato. Ela também passou a ser vigiada por um carro da Guarda Civil Metropolit­ana que fica 24 horas estacionad­o por perto.

A obra voltou a ser alvo de grupos nas redes sociais que defendem a derrubada de monumentos de figuras com passados marcados por racismo e misoginia.

O Centro de Tradições de Santo Amaro se diz preocupado com uma eventual destruição da peça, cujo autor foi Júlio Guerra (1912-2001). “A escultura transcende o historicis­mo, dada a importânci­a da obra, que configura-se patrimônio cultural imaterial”, diz o grupo.

Na Inglaterra, o monumento de um traficante de escravos veio abaixo em Bristol nesta semana. Nos EUA, uma estátua de Cristóvão Colombo foi incendiada e jogada em um lago da Virgínia.

O coreógrafo Wagner Schwartz vai pedir à Justiça que Arthur Weintraub, assessor especial do presidente Bolsonaro e irmão do ministro da Educação, explique os ataques que fez a seu trabalho em uma publicação em seu Twitter na quinta (11).

Arthur compartilh­ou uma foto em que Schwartz aparece em cena, nu, ao lado de crianças, durante encenação da performanc­e “La Bête”. “São dois grupos de pessoas hoje no Brasil. Aqueles que acham essa imagem arte, e aqueles que se revoltam muito com isso tudo”, escreveu ele.

Até o começo da noite, o post teve 3,5 mil retuítes e 15,2 mil curtidas. O Planalto não quis comentar o assunto.

Ex-conselheir­o da Casa Branca, o advogado Donald McGahn vai debater com professore­s da Universida­de de Humboldt, na Alemanha, e da Fundação Getúlio Vargas em live no sábado (13), às 16h, que será transmitid­a pelo canal do YouTube do IDP (Instituto Brasiliens­e de Direito Público). A coordenaçã­o é dos professore­s do IDP Rodrigo Mudrovitsc­h e Ney Bello. O festival É Tudo Verdade realiza, no dia 23 de junho, debate sobre documentár­ios políticos e autobiográ­ficos na América Latina com os diretores Petra Costa e Andrés Di Tella. A mediação será de Amir Labaki e Anna Glogowski.

 ?? Lellê no Instagram ?? 3
A jogadora de futebol Marta 1 postou uma foto em que aparece com seus cachorros. A atriz Mylla Christie 2 chamou a atenção de seus seguidores para o trabalho da ONG Mercy For Animals. A atriz e cantora Lellê
3 postou uma selfie
Lellê no Instagram 3 A jogadora de futebol Marta 1 postou uma foto em que aparece com seus cachorros. A atriz Mylla Christie 2 chamou a atenção de seus seguidores para o trabalho da ONG Mercy For Animals. A atriz e cantora Lellê 3 postou uma selfie
 ?? Marta no Instagram ?? 1
Marta no Instagram 1
 ?? Mylla Christie no Instagram ?? 2
Mylla Christie no Instagram 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil