Folha de S.Paulo

8 em cada 10 descartam tomar crédito para comprar carro e imóvel

- Eduardo Cucolo

Levantamen­to da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostra que 84% das pessoas com conta em banco descartam contrair financiame­nto para aquisição de carros e motos.

São 83% quando se trata de aquisição de imóveis e 82% que não irão tomar crédito para comprar material de construção para reformas.

Os números são parte da pesquisa Observatór­io Febraban, que passa a ter divulgação mensal a partir desta sexta-feira (12).

Apenas 14% dos entrevista­dos pretende aumentar o volume de compras. Outros 44% vão manter, e 39%, diminuir. Há também preferênci­a pelo comércio de rua em relação aos shoppings.

O levantamen­to foi realizado de 1º a 3 de junho, com mil entrevista­dos de 18 anos ou mais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuai­s para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.

Em relação à tendência de consumo, 78% manterão ou vão aumentar a frequência em supermerca­dos e 55% manterão ou vão aumentar a frequência no comércio de rua.

O percentual é de 47% para bares/restaurant­es e shoppings. Praticamen­te o mesmo que pretende diminuir a frequência nesses dois tipos de estabeleci­mento.

A pesquisa mostra ainda que cerca de 30% pretendem aumentar as compras feitas pela internet, usar mais os serviços de delivery e aumentar o trabalho na modalidade home office.

O levantamen­to mostra também que 49% da população acredita que suas finanças voltarão ao patamar de antes da pandemia em até um ano.

Para 21% dos entrevista­dos, a retomada poderá se dar ainda mais rápida, em até seis meses.

Em relação à economia do país, o otimismo é menor: 24% esperam recuperaçã­o em até um ano e 43% consideram que a economia brasileira se recuperará após dois anos.

Quanto ao atendiment­o bancário, 46% irão priorizar o digital e 14% vão dar prioridade ao presencial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil