Folha de S.Paulo

Editoras se unem para publicar obra de Audre Lorde

- Maurício Meireles mauricio.meireles@grupofolha.com.br

Quatro editoras independen­tes se reuniram para lançar uma coleção de livros da escritora e feminista negra americana Audre Lorde, cuja obra tem se disseminad­o cada vez mais no Brasil.

A maior parte da coleção, que terá o mesmo projeto gráfico, sai em agosto. A Ubu, por exemplo, lança “Sou Sua Irmã”, com tradução de Stephanie Borges. O livro traz conferênci­as feitas para o público americano e internacio­nal, ensaios e o diário que Lorde escreveu após receber o diagnóstic­o de câncer no fígado.

Quem quiser conhecer a poesia de Lorde terá duas oportunida­des. A Relicário publica “A Unicórnia Preta”, um dos principais livros de versos da autora, vertido ao português pela mesma tradutora.

Já a Bazar do Tempo publica “Entre Nós Mesmas”, antologia que reúne três livros de poemas da autora —além do que dá título à edição, entram “De Uma Terra Onde Outro Povo Vive”, de 1973, e “Velhos e Novos”, de 1982. Tradução de Tatiana Nascimento.

O último da série é “Zami, uma Biomitogra­fia”, pela Elefante, com tradução de Lubiana Prates. É um livro autobiográ­fico, no qual Lorde tenta exercitar um gênero literário particular, combinando elementos da história e do mito.

terra A Relicário também prepara, ainda para este ano, o livro “Carta à Terra - E a Terra Responde”, da economista e ecologista francesa Geneviève Azam. A obra é uma carta endereçada ao planeta falando das histórias e dos impactos da ação humana sobre ele, em tom poético e filosófico. A tradução é de Adriana Lisboa.

ao vivo No dia 27 de junho, às 17h, começa a série de encontros VêSó, parceria do Centro Cultural B_arco e da Ria Livraria. O evento, transmitid­o pelo Facebook do B_arco, terá paticipaçã­o do poeta Sérgio Vaz, do ator Rodrigo França, do escritor José Falero e das cantoras Karina Buhr e Valéria Barcellos.

rússia A Antofágica lança “A Morte De Ivan Ilitch”, um dos clássicos de Tolstói, com tradução de Lucas Simone e ilustraçõe­s de Luciano Feijah. Lançada originalme­nte em 1886, a obra marcou o retorno do autor russo à literatura, depois de um período dedicado à vida espiritual.

 ?? Elsa Dorfman/Wikimedia ?? A escritora e ativista americana Audre Lorde
Elsa Dorfman/Wikimedia A escritora e ativista americana Audre Lorde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil