Folha de S.Paulo

Conseguiu ser engenheiro e não parou mais de estudar

-

Wisley Falco Sales nasceu em Centralina, cidade mineira com pouco mais de 10 mil habitantes, na divisa com Goiás. Filho de um caminhonei­ro e de uma dona de casa, lutou muito para alcançar o sonho de ser engenheiro.

Em 1983, conseguiu ingressar no curso de engenharia mecânica na Universida­de Federal de Uberlândia (MG).

Não parou mais: fez mestrado, doutorado e três pós-doutorados, dois deles no exterior (Universida­de London South Bank, na Inglaterra, e Universida­de de Kentucky, nos EUA). Considerav­a a profissão de professor a mais bonita que existe e a exerceu com paixão na Universida­de Federal de Uberlândia (UFU).

Orientava com prazer os trabalhos de conclusão de curso (TCC), tarefa que muitos professore­s evitam, mas se dedicou igualmente ao mestrado e doutorado, inspirando ideias para aplicações de engenharia mecânica.

Em 2016, de volta da Universida­de de Kentucky, passou a desenvolve­r projetos ligados à construção de próteses, em conjunto com médicos e odontólogo­s.

“Ele buscava apoio financeiro de todas as formas, inclusive com deputados estaduais e federais, para dotar o laboratóri­o de Usinagem da UFU com equipament­os de alta precisão para fabricar os protótipos e as próteses”, lembra o colega Álisson Rocha Machado, que foi seu orientador no doutorado. “E ele acreditava que ainda iria conseguir”, lamenta o amigo. Em 5 de junho, última vez em que os dois se falaram, Wisley comentou que tinha sintomas de Covid-19. Estava em casa, em isolamento, mas trabalhand­o ativamente. Desde o início da pandemia, o professor já usava os canais digitais para isso.

Na madrugada de 11 de junho, um quadro de insuficiên­cia pulmonar o levou a ser internado no hospital Madrecor. Morreu no dia 15, aos 55 anos.

“Teve uma vida breve mas intensa no trabalho e na espiritual­idade”, diz o filho Tiago, 24, biólogo que acaba de ingressar no doutorado. “Nos faz uma falta imensa mas, segundo suas crenças, continua trilhando novos caminhos em outros planos e sempre em evolução.”

Casado três vezes, Wisley deixa mãe, três irmãos, três filhos —que amou incondicio­nalmente, afirma Tiago—, a atual companheir­a e muitos amigos da área acadêmica. Stela Masson

 ?? Fotos Arquivo pessoal ??
Fotos Arquivo pessoal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil