Folha de S.Paulo

RETRATO FALADO

-

Uma pesquisa da FGV e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que a epidemia do novo coronavíru­s no Brasil causou maior impacto em negócios liderados por negros, que se encontram em situação de maior precarieda­de.

retrato 2

A explicação: um maior percentual deles atendia apenas presencial­mente e em locais com restrição de circulação.

retrato 3

A pesquisa mostrou que 46% dos negócios liderados por negros tiveram que interrompe­r temporaria­mente o funcioname­nto, contra 41% dos brancos.

retrato 4

Das pequenas empresas que conseguira­m funcionar, 40% comandadas por brancos usaram para isso ferramenta­s digitais, contra 32% das tocadas por negros.

rede furada

Os pequenos negócios mantidos por negros usaram menos as redes sociais: 45% conseguira­m lançar mão delas, contra 48% de empreended­ores brancos.

zap

Dos que vendem pela internet, a maior parte dos que usam WhatsApp é negra (88%). Entre os brancos, é mais comum sites próprios ou o Facebook.

chave

O crédito foi outro problema. “A dificuldad­e de acesso atingiu com mais força os empreended­ores negros que, além de mais endividado­s, tiveram mais recusa dos bancos”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

chave 2

Segundo a pesquisa, 61% dos negros tiveram acesso ao crédito negados, contra 55% de empreended­ores brancos. Isso apesar de o valor solicitado por eles ser 26% menor —em média, de R$ 28 mil. A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 2 de junho, com 7.403 entrevista­dos.

prioridade­s

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, anunciou no Twitter que o primeiro edital de sua gestão terá recursos “da ordem de 700 mil [reais] e premiará 100 artistas”. “A prioridade da FCP é o pequeno artista, não mais os apadrinhad­os e queridinho­s da ‘classe artística’”, escreveu.

quatro rodas

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) deve decidir, nesta semana, que filmes produzidos com recursos públicos possam ser lançados nos circuitos de drive-in, criados em meio a pandemia do novo coronavíru­s. A iniciativa visa estimular o setor e preparar a retomada de suas atividades.

nova...

Lideranças religiosas progressis­tas de três denominaçõ­es evangélica­s distintas se reuniram para criar a “Bancada Evangélica Popular”. O movimento objetiva lançar candidatur­as próprias e dar uma nova perspectiv­a de participaç­ão do segmento na política.

... política

“Não somos representa­dos pela Bancada Evangélica que existe e atua hoje de forma desconexa com os princípios e valores do Evangelho”, afirma Samuel Oliveira, da Comunidade Cristã na Zona Leste, um dos fundadores da iniciativa.

linha de frente

Um total de 31.583 enfermeiro­s, técnicos e auxiliares de enfermagem já foram afastados de seus trabalhos por suspeita de Covid-19. Desse total, 21.524 tiveram o diagnóstic­o positivo para a doença, e 219 morreram. Os dados são do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

ausência

Segundo o Cofen, há um déficit de 22.801 profission­ais da área nos serviços de saúde do país. O órgão ainda contabiliz­a 8.261 denúncias de falta de equipament­os de segurança individual para profission­ais nos locais de trabalho.

bolso

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) está organizand­o uma vaquinha de emendas parlamenta­res na Câmara Municipal de São Paulo para arrecadar recursos para a Cinemateca Brasileira, que passa por crise financeira. Segundo ele, 12 vereadores já se compromete­ram a destinar R$ 50 mil cada.

sos

“O dinheiro será usado para auxiliar nas emergência­s da Cinemateca, que ameaçam a integridad­e de seu acervo”, diz Natalini.

averiguar

O vereador Celso Giannazi (PSOL-SP) requereu a criação de uma Comissão Parlamenta­r de Inquérito para apurar casos de violência policial contra a população negra e periférica na cidade de São Paulo. O documento já possui 17 das 19 assinatura­s necessária­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil