Folha de S.Paulo

Trump promete proteger estátua do Cristo Redentor

- Flávia Mantovani

VIÇOSA (MG) O apoio dos americanos à expansão da imigração bateu recorde, e o número dos que gostariam que o país recebesse mais imigrantes superou pela primeira vez em 55 anos o dos que preferiria­m que o país recebesse menos, afirma uma pesquisa realizada desde 1965.

O estudo, do instituto Gallup, foi feito de 28 de maio a 4 de junho com 1.034 adultos vivendo em todos os 50 estados americanos e no distrito de Columbia. A margem de erro é de 4 pontos percentuai­s para mais ou para menos.

Os resultados mostram que 34% dos americanos preferiria­m que a imigração para os EUA aumentasse —em 2019, eram 27%— e que 28% gostariam que ela diminuísse. Já os que afirmam acreditar que a chegada de imigrantes deveria se manter como está são 36%.

Quase 8 em 10 entrevista­dos (77%) disseram acreditar que a imigração é boa para o país.

Segundo o Gallup, o cresciment­o no apoio a uma maior imigração foi puxado pelos eleitores do Partido Democrata reagindo à política linha-dura do presidente Donald Trump sobre o tema.

“O presidente está defendendo a redução da imigração, e obviamente os democratas estão respondend­o a isso”, disse o editor-chefe do instituto, Mohamed Younis, à Fundação Thomson Reuters.

De fato, o levantamen­to mostra que a porcentage­m de democratas que disseram que o país deveria receber mais imigrantes saltou de 41% para 50% em apenas dois anos.

Em 2010, eles eram apenas 22%. Entre os entrevista­dos que se declaram politicame­nte independen­tes, o apoio também bateu recorde desde o início do estudo, chegando a 34%.

Já a visão dos republican­os sobre o tema não oscilou muito na última década, segundo o Gallup. De 2018 para 2020, o grupo dos que desejam mais imigração caiu de 18% para 13% —mesmo patamar de 2010.

A pesquisa foi conduzida antes da recente decisão da gestão de Trump de parar de emitir alguns tipos de visto de trabalho até o fim do ano e também do veto da Suprema Corte à decisão do presidente de encerrar o programa Daca .

O cerco à imigração é uma das grandes bandeiras do governo Trump, que estabelece­u políticas mais restritiva­s, apesar de ter falhado em algumas de suas promessas —como a construção de um muro na fronteira com o México.

 ?? Drew Angerer - 18.jun.20/Getty Images/AFP ?? Manifestan­tes protestam a favor de imigrantes em frente à Suprema Corte dos EUA, no dia em que tribunal vetou o fim do Daca
Drew Angerer - 18.jun.20/Getty Images/AFP Manifestan­tes protestam a favor de imigrantes em frente à Suprema Corte dos EUA, no dia em que tribunal vetou o fim do Daca
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil