Folha de S.Paulo

Mãos dadas

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

TIROTEIO

E daí? Não lhe faltarão profission­ais de saúde, renda ou comida para sua família. Preocupemo-nos com o Zé da esquina

De Maria do Rosário (PT), deputada federal, sobre o presidente Jair Bolsonaro ter apresentad­o sintomas de contaminaç­ão pela Covid-19 com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Após governos estaduais serem alvos de operações policiais, a primeira medida do novo presidente do conselho de secretário­s de saúde foi uma visita ao ministro interino Eduardo Pazuello. Em meio à reclamação de que motivações políticas contaminam investigaç­ões, Carlos Lula (MA) pediu salvaguard­as ao trabalho dos secretário­s, relatando que alguns, com medo, estão deixando de assinar contratos para o combate ao coronavíru­s. O encontro ocorreu nesta segunda (6).

SUBSTITUIÇ­ÃO

Lula substituiu Alberto Beltrame (Pará), um dos alvos da Polícia Federal sob suspeita de desvios de verbas durante a pandemia.

LISTA

Foram três os principais pedidos de Lula a Pazuello. Um deles é a criação de uma câmara de conciliaçã­o com a participaç­ão de tribunais de contas e Ministério Público. “Ele [Pazuello] se mostrou bastante disposto e entendeu a questão. Quem fizer coisa errada, tem de pagar. Mas quem for de bem, pode resolver o problema antes de virar um processo”, disse.

AJUDA

A segunda solicitaçã­o foi para agilizar um pregão eletrônico da compra de medicament­os para pacientes intubados. O governo federal topou concentrar os processo de aquisições. Antes, iria bancar 10% do valor total. Agora, segundo Lula, o ministério da Saúde deve arcar com 50% dos gastos.

LADO A LADO

Por último, o secretário do Maranhão pediu a Pazuello ajuda do Itamaraty para que os estados consigam resolver os problemas de compras de equipament­os e remédios para a Covid-19 no exterior. Segundo Lula, quase metade dos estados tiveram obstáculos. Um diplomata foi colocado à disposição.

BATE-PAPO

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), deve conversar na manhã desta terça (7) com dez representa­ntes da sociedade civil para falar sobre o projeto de lei de fake news. Uma comissão informal foi criada para discutir o texto, que deve sofrer ajustes em relação ao que foi aprovado no Senado.

NÃO

A ministra Rosa Weber negou liminar para transferir para regime de prisão domiciliar para uma mulher idosa (66 anos), hipertensa, diabética e portadora do HIV, fatores de risco para a Covid-19. Ela se está em Santa Catarina e foi condenada a 5 anos e 10 meses em regime fechado por tráfico. A PGR também foi contra a troca de regime.

SEU TEMPO

Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, ex-funcionári­a fantasma de Jair Bolsonaro, lançou sua pré-candidatur­a a vereadora pelo município de Angra dos Reis, como mostrou a colunista Constança Rezende, no UOL. A investigaç­ão sobre o caso da ex-assessora está perto de completar aniversári­o de dois anos e até hoje não houve conclusão.

PINTURA

Nos últimos meses, Walderice reformou sua loja na Vila de Mambucaba, onde a Folha comprou açaí e cupuaçu em agosto de 2018 em horário de expediente da Câmara, quando ela ainda era assessora do então deputado federal.

LISTA

O movimento Bloco da Cultura lança nesta terça-feira (7) o programa “Capital da Cultura”, com dez propostas para reconstrui­r a infraestru­tura pública da produção cultural nacional. À frente do grupo estão Alê Youssef, ex-secretário de Cultura de São Paulo, e Carlota Mingolla, além de Lais Bodanzky e Pedro Granato, entre outros.

BASE

A ideia é que o programa seja usado como subsídio para os planos de governo de candidatur­as eleitorais em 2020. Um site com os pontos principais e um espaço para que interessad­os em aderir ao processo possam se inscrever entram no ar na quarta (8).

CLIQUE

O Tribunal de Justiça do Amapá publicou nas suas redes sociais uma foto de Josiel Alcolumbre (DEM) como parte de campanha contra a violência doméstica. “O jornalista é um aliado da causa e sabe que a luta para interrompe­r a violência contra a mulher é um dever de todos”, diz o texto que acompanha.

PARENTE

Josiel é irmão de Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e é pré-candidato à prefeitura de Macapá. A publicação foi criticada por seguidores e opositores, que viram tentativa de campanha para o jornalista. Especialis­tas em direito eleitoral dizem não haver crime.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil