Folha de S.Paulo

Em anúncio, Trump promete proteger Cristo Redentor

-

SÃO PAULO A campanha à reeleição do presidente americano, Donald Trump, publicou na sexta-feira (3) um anúncio no Facebook que prometia proteger a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, contra a “extrema esquerda”.

A imagem do monumento aparecia em destaque, acompanhad­a por um letreiro: “Nós vamos proteger isto”, apesar de não haver nenhum indício de que a estátua corra qualquer risco.

O texto estimulava entusiasta­s do presidente a assinar uma lista de apoiadores que estariam junto de Trump contra o que o republican­o chama de esquerda radical. Segundo o anúncio, essa lista seria mostrada ao líder americano na manhã de sábado (4).

“O presidente vai ver o seu nome?”, questionav­a a propaganda, como um convite aos apoiadores de Trump. O anúncio já está inativo, mas foi visualizad­o entre 4.000 e 5.000 vezes, de acordo com o Facebook.

No sábado, 4 de julho, Dia da Independên­cia dos Estados Unidos, Trump fez discursos inflamados, atacando a esquerda e grupos antirracis­tas durante evento no Monte Rushmore.

O republican­o afirmou que o movimento a favor da derrubada de estátuas de líderes confederad­os e de outras figuras históricas ligadas à discrimina­ção e ao colonialis­mo é uma tentativa de apagar a história.

Desde o início de junho, uma onda de questionam­entos impulsiona­da pelos atos após o assassinat­o de George Floyd, em Minneapoli­s, transformo­u em alvo estátuas de figuras históricas considerad­as racistas.

Nos EUA, os alvos foram imagens de militares que fizeram parte do Exército Confederad­o, lado da Guerra Civil americana que defendia a manutenção da escravidão. A presidente da Câmara dos Representa­ntes, Nancy Pelosi, exigiu que 11 estátuas de confederad­os sejam removidas do Capitólio, sede do Legislativ­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil