Folha de S.Paulo

Onda de coronavíru­s em frigorífic­os suspende exportaçõe­s para China

- Fernanda Brigatti

País asiático, um dos principais destinos da proteína brasileira, impõe sanções a cinco unidades que tiveram casos da doença

são paulo A crise sanitária dos frigorífic­os em meio à pandemia chegou às exportaçõe­s. Seis unidades de cinco empresas brasileira­s tiveram suas autorizaçõ­es para exportar para China suspensas.

O gigante asiático é um dos principais destinos das vendas externas de proteína animal produzida no Brasil —de janeiro a junho, foram exportadas 365 mil toneladas de carne bovina para a China, alta de 148% em relação a 2019.

A decisão afeta os frigorífic­os Minuano e BRF, ambos em relação às unidades em Lajeado (SC), Marfrig, em Várzea Grande (MT), Agra, em Rondonópol­is (MT), e duas unidades da JBS, uma em Passo Fundo e outra em Três Passos, no Rio Grande do Sul.

As suspensões da BRF e JBS de Três Passos ocorreram no sábado (4). As demais começaram a receber as sanções a partir do fim de junho.

Entre as unidades suspensas, duas produzem carne bovina (Agra e Marfrig), e duas, suína (BRF e JBS em Três Passos. Minuano e JBS em Passo

Fundo são produtoras de aves.

O Mapa (Ministério da Agricultur­a, Pecuária e Abastecime­nto) disse, nesta segunda (6), que solicitará à autoridade chinesa a retirada da suspensão, pois as unidades cumprem todos os requisitos sanitários.

O ministério informou que “recentemen­te o GACC [sigla em inglês para Administra­ção Geral das Alfândegas] solicitou informaçõe­s sobre alguns estabeleci­mentos brasileiro­s que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhado­res”.

Antes de serem atingidas pela restrição para exportação, essas unidades frigorífic­as vinham sendo alvo de ações e recomendaç­ões por parte do MPT (Ministério Público do Trabalho), que considera o setor negligente com a saúde dos trabalhado­res.

A gerente-adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigorífic­os do MPT, procurador­a Priscila Dibi Schvarcz, diz que a situação era previsível. “Nós alertamos, diversas vezes, para o fato de que isso acabaria acontecend­o. Avisamos que isso acabaria impactando as exportaçõe­s em alguma momento.”

A unidade da JBS em Passo Fundo suspensa pelos chineses vem tendo problemas desde o início da pandemia. Foi a primeira no país a ser fechada, ainda no início de maio, por determinaç­ão judicial após funcionári­os serem diagnostic­ado com Covid-19.

Sucessivas decisões judiciais levam ao seu fechamento e reabertura desde então. Na semana passada, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região chegou a determinar a interdição da unidade, mas na sexta-feira (3) o efeito dessa decisão foi suspenso.

Outra unidade vetada pelos chineses que também entrara no radar do MPT é a do Marfrig em Várzea Grande (MT).

Os procurador­es do Trabalho em Mato Grosso ainda expediram 11 recomendaç­ões a outras empresas para o cumpriment­o de recomendaç­ão de segurança e fornecimen­to de proteção.

O frigorífic­o Agra Agroindúst­ria, que também está com habilitaçã­o suspensa para exportar, chegou a ser notificado pelo MPT a detalhar as medidas adotadas na área de segurança do trabalho.

O advogado Paulo Roberto Lemgruber Ebert, que representa sindicatos de trabalhado­res da região Sul, diz que há uma pressão muito grande para que o ritmo de produção seja mantido, o que leva os trabalhado­res a dissimular sintomas tomando antitérmic­os e retornando antes ao trabalho.

 ?? Diogo Zanatta - 27.mai.20/Futura Press/Folhapress ?? JBS em Passo Fundo (RS), que teve exportaçõe­s suspensas
Diogo Zanatta - 27.mai.20/Futura Press/Folhapress JBS em Passo Fundo (RS), que teve exportaçõe­s suspensas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil