Folha de S.Paulo

Candidato de oposição vence eleição na Guiana 5 meses após pleito

-

george town( guiana )| afpO opositor Irfaan Ali, candidato do Partido Progressis­ta Popular (PPP), foi declarado no domingo (2) vencedor das eleições gerais e novo presidente da Guiana, cinco meses depois das votações mais polêmicas registrada­s no país sul-americano rico em petróleo.

Claudette Singh, presidente da Comissão Eleitoral da Guiana, confirmou a vitória de Ali, apesar dos apelos do atual presidente, David Granger, para que se realizasse um novo pleito devido a rumores de fraude, o que elevou a tensão no país.

Segundo o sistema eleitoral, o PPP obteve 33 dos 65 assentos na Assembleia Nacional, com 233.336 votos, enquanto o bloco formado pela governista Associação para a Unidade Nacional e a Aliança para a Mudança conseguiu 31 assentos, com 217.920 votos. Três pequenos partidos, que pediram, separadame­nte, a impugnação do pleito, acumularam 5.214 votos, conquistan­do a última cadeira em disputa.

A confirmaçã­o da vitória de Ali pode colocar fim a cinco meses de tensões.

Logo após a votação, observador­es internacio­nais disseram que os resultados iniciais no distrito eleitoral mais densamente povoado da Guiana haviam sido inflados a favor de Granger.

Após protestos, uma recontagem foi determinad­a pela comissão eleitoral em todo o país, e a oposição saiu vitoriosa. Foi a vez de o atual presidente dizer que o processo era fraudulent­o e usar o argumento para tentar se manter no cargo. Por isso, no domingo, Granger disse que as denúncias de fraude eleitoral e outras irregulari­dades serão levadas ao Tribunal Superior.

Em nota, o Itamaraty parabenizo­u Ali pela vitória e “as forças políticas guianenses pelo respeito à vontade popular expressa nas urnas”. “O governo brasileiro exorta todos os atores guianenses a viabilizar­em uma transição de governo pacífica e expedita.”

A ex-colônia britânica divide com o Brasil 1.600 km de sua fronteira. À Folha, o ministério informou, em julho, que acompanhav­a a situação“com preocupaçã­o” eque o processo eleitoral protelado representa­va“séria ame açapara a estabilida­de na Guiana”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil