Folha de S.Paulo

Funcionári­os da embaixada do Brasil são atingidos e ficam feridos

- Ricardo Della Coletta e Daniel Carvalho

brasília Funcionári­os da embaixada do Brasil no Líbano sofreram ferimentos leves com a explosão que atingiu nesta terça-feira (4) a capital do país, Beirute.

Interlocut­ores no governo disseram à Folha que alguns servidores da missão diplomátic­a na cidade relataram ferimentos por estilhaço. Até a conclusão desta edição, havia informaçõe­s da hospitaliz­ação de uma pessoa, mulher de um dos funcionári­os —tratava-se de um quadro leve.

Entre diplomatas, adidos e contratado­s locais, há cerca de 20 pessoas que trabalham na representa­ção.

Diplomatas brasileiro­s fariam uma averiguaçã­o mais detalhada sobre os danos patrimonia­is causados pela explosão, que deixou dezenas de mortos e milhares de feridos na capital libanesa.

O Itamaraty recebeu relatos de que as casas de alguns funcionári­os foram afetadas, com portas arrancadas pelo impacto, vidros estilhaçad­os e paredes que chegaram a ceder.

Os imóveis residencia­is mais danificado­s, disse à Folha um interlocut­or, ficam no bairro de Achrafieh, a cerca de três quilômetro­s do local da explosão.

O Ministério das Relações Exteriores também recebeu informaçõe­s de Beirute de que o centro cultural da embaixada e a própria sede da missão diplomátic­a foram impactados pela explosão —a extensão dos danos não era conhecida.

A casa do embaixador do Brasil em Beirute, por ficar em local mais distante da explosão, foi menos afetada, segundo relatos.

Em nota nesta terça, o Itamaraty informou que o governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas e feridos decorrente­s das graves explosões.

A pasta disse estar acompanhan­do os acontecime­ntos e que não havia, até o momento de divulgação do texto, “notícia de cidadãos brasileiro­s mortos ou gravemente feridos”.

O telefone de plantão consular da embaixada do Brasil em Beirute, segundo o ministério, está disponível para informaçõe­s sobre a situação de brasileiro­s no país: +961 701 083 74.

O núcleo de assistênci­a a brasileiro­s do Itamaraty também está à disposição, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília), pelo telefone (61) 2030-8820 e pelo email dac@itamaraty. gov.br. Nos demais horários, a orientação é que se contate o telefone do plantão consular: (61) 981972284.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil