Folha de S.Paulo

LIMITE DA VIDA

A cobertura vacinal segue caindo de forma preocupant­e no Brasil desde 2017. De acordo com um estudo da Fiocruz, 238 milhões de doses de vacinas foram aplicadas naquele ano, contra 225 milhões em 2018 e 205 milhões no ano passado —numa baixa de 13%.

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

limite 2 A queda maior, e em todo o território nacional, foi observada em vacinas destinadas às crianças. A Tríplice Bacteriana (DTP), por exemplo, foi aplicada 4,5 milhões de vezes em 2017, contra 2,9 milhões no ano passado, numa redução de 34,4%.

limite 3 Outras vacinas para o público infantil que apresentar­am baixa foram a oral de rotavírus humano, a pneumocóci­ca 10 valente e a pentavalen­te, para meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite.

no papel O artigo foi publicado no Internatio­nal Journal of Infectous Diseases e analisou a cobertura vacinal brasileira de 1994 a 2019.

do contra A contradiçã­o é que a oferta de vacinas cresceu no período, de 11 para 36 tipos diferentes.

berço “O que mais nos assustou foi verificar que as vacinas que caem são as pediátrica­s. Algumas de adultos até sobem”, diz o biólogo Kiyoshi Fukutani, da Fiocruz da Bahia, que coordenou o estudo.

terra... Uma das hipóteses levantadas pela pesquisa está relacionad­a ao movimento antivacina, que tem afetado a cobertura no mundo todo, favorecend­o o ressurgime­nto de doenças prevenívei­s.

...plana O grupo constatou que as buscas na internet por informaçõe­s do movimento aumentaram no período em que a cobertura vacinal caiu.

mau sinal As constataçõ­es da pesquisa reforçam as preocupaçõ­es sobre o comportame­nto da população, no mundo e no Brasil, diante da possível vacinação em massa para a prevenção da Covid-19.

calma lá Entidades representa­tivas do livro no Brasil vão divulgar um manifesto que pede a manutenção da isenção de impostos para o papel utilizado na impressão. A proposta de reforma tributária do governo federal encaminhad­a ao Congresso prevê a criação de uma contribuiç­ão de 12% sobre bens e serviços —o que atingirá os livros.

acessível O documento é assinado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, pela Câmara Brasileira do Livro e pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. Elas afirmam que é necessário um tratamento diferencia­do para manter os livros acessíveis como fonte de educação, cresciment­o intelectua­l e difusão da cultura.

controle remoto Dez títulos que foram exibidos em edições anteriores do Festival Internacio­nal do Documentár­io Musical In-Edit serão disponibil­izados gratuitame­nte no Spcine Play, plataforma de streaming da Spcine, a partir de quinta (6). Entre eles, estão obras de Zuza Homem de Mello, Lanny Gordin e Sebastião Biano.

sugestões A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP recebeu 722 sugestões de editais para serem realizados com recursos da Lei Aldir Blanc. O governo de SP receberá R$ 265 milhões e pretende empregar ao menos R$ 53 mi nos editais.

sugestões 2 Do total, as áreas que tiveram mais propostas foram música (com 134), eventos, festivais, mostras e mercados (74), audiovisua­l (61), circo (61) e teatro (44). As sugestões serão compiladas e apresentad­as ao Conselho Estadual de Cultura no dia 18 de agosto.

chancela O InCor (Instituto do Coração de SP) lançou projeto que orienta empresas de diversas áreas a se adequarem a normas de segurança sanitária na retomada das atividades. Os restaurant­es A Casa do Porco e o Bar da Dona Onça estão entre os clientes do serviço.

orientação O projeto “Chancela InCor” faz um uma visita na qual identifica todos os cenários e itens que devem estar de acordo com as novas regras e orienta o atendiment­o ao cliente com segurança — podendo, inclusive, oferecer treinament­o aos funcionári­os.

cartaz O cineasta chinês Jia Zhangke será o responsáve­l pela arte do pôster da 44ª edição da Mostra Internacio­nal de Cinema de SP, que começa em 22 de outubro. E o documentár­io “Nadando até o mar ficar azul”, de Zhangke, será exibido no evento.

 ?? Carol Castro no Instagram ?? O ator Malvino Salvador 1 posou com as filhas. “Minhas princesas!”, disse. A atriz Sheron Menezzes
2 desejou a seus seguidores um bom dia, e a atriz Carol Castro 3 postou selfie tomando sol. “Bom começo de semana para nós! Com luz e força”, escreveu
Carol Castro no Instagram O ator Malvino Salvador 1 posou com as filhas. “Minhas princesas!”, disse. A atriz Sheron Menezzes 2 desejou a seus seguidores um bom dia, e a atriz Carol Castro 3 postou selfie tomando sol. “Bom começo de semana para nós! Com luz e força”, escreveu
 ?? Malvino Salvador no Instagram ??
Malvino Salvador no Instagram
 ?? Sheron Menezzes no Instagram ??
Sheron Menezzes no Instagram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil