Folha de S.Paulo

Na saúde e na doença

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

Damares Alves, que levou pautas da sua base evangélica (ela é pastora) para o ministério que chefia, está preparando um guia classifica­do como inédito para instruir municípios a fortalecer “vínculos conjugais e intergerac­ionais”. A pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos não detalha qual será a linha que adotará na orientação. Técnicos e políticos dizem ver risco de que o governo produza algo baseado na ideologia do bolsonaris­mo em vez de pareceres de especialis­tas.

pé atrás “Seria melhor que, em vez de vínculos intergerac­ionais, usassem vínculos de parentesco. Me parece uma expressão inadequada e excludente. A ideia é boa e bem intenciona­da. Espero que seja um programa que não discrimine e não exclua as novas representa­ções sociais da família”, afirmou ao Painel Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

argumento Em nota, a pasta defendeu o programa: “Muitos problemas sociais podem ser evitados com o devido protagonis­mo da família, desde o preconceit­o até a violência, passando pelos desequilíb­rios afetivos que, em muitos casos, fundamenta­m o recurso a drogas e outros subterfúgi­os”.

no pessoal A Justiça de São Paulo determinou que o bolsonaris­ta Otoni de Paula (PSCRJ) retire de suas redes sociais vídeos em que chama Alexandre de Moraes de “déspota” e “canalha”. A ação foi movida pelo ministro do Supremo.

cumpra Na decisão liminar, o juiz Guilherme Dezem escreve que “não é possível que se utilize da liberdade de expressão como escudo para a prática de crimes contra a honra”. Ele fixou multa de R$ 50 mil a cada dia que os vídeos permaneçam no ar.

reforço Porta-voz e secretário de imprensa da Presidênci­a no governo Lula, o cientista político André Singer escreveu carta de apoio à candidatur­a de Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL) à Prefeitura de SP. A escolha do PT por Jilmar Tatto tem sido objeto de críticas internamen­te.

paz e amor Antes de anunciar o envio de um avião cargueiro ao Líbano, Bolsonaro ligou para o ex-presidente Michel Temer, que tem origem libanesa. O presidente telefonou para lamentar a explosão de grandes proporções em Beirute e comunicar que colocaria a aeronave à disposição. Nas últimas semanas, os dois se falaram três vezes.

melhor não A PGR se manifestou contra pedido de 17 partidos para que tenham o direito de apresentar documentos em qualquer fase do processo de análise de prestações de contas. O vice-PGR, Humberto Jacques, afirmou que a permissão “violaria os princípios da proporcion­alidade e razoabilid­ade” e atrasaria mais o andamento dos processos eleitorais.

3x0 A negativa se junta a posição similar da AGU e do TSE. Hoje os partidos só podem apresentar documentos para sanar irregulari­dades no prazo determinad­o pelo juiz da prestação de contas. Os partidos querem que isso seja permitido enquanto a ação não tiver transitado em julgado.

babel O pedido uniu de forma rara todo o espectro ideológico, incluindo os antagonist­as PT e PSL, o centrão e os “independen­tes” DEM, MDB e PSDB. O caso está no STF, sob relatoria de Gilmar Mendes. O julgamento foi marcado para o próximo dia 21.

alerta Sem ter sido consultado pelo Banco Central sobre a criação da cédula de R$ 200, o Coaf se esquivou de responder se concorda com a iniciativa. Questionad­o pelo Painel, o órgão afirma que “a movimentaç­ão de dinheiro em espécie é tema de preocupaçã­o permanente dos países por envolver riscos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiame­nto do terrorismo”.

ao vivo Diretor-geral da Polícia Federal desde maio, Rolando de Souza faz nesta quinta (6) uma das suas primeiras aparições públicas. Ele vai falar sobre tecnologia e segurança em evento da ADPF, associação de delegados.

adesão Cerca de 200 parlamenta­res assinaram pela criação de uma frente mista pró-SUS. A ideia, do deputado Márcio Jerry (PC do B-MA) e do senador Weverton Rocha (PDT-MA), é que o grupo atue em defesa do sistema. A data do lançamento deve ser definida na próxima semana.

Bolsonaro se recusa a indenizar profission­ais de saúde incapacita­dos pelo Covid. Não lembra a Odete Roitman?

De Arthur Virgílio (PSDB-AM), prefeito de Manaus, sobre o veto ao projeto para indenizar profission­ais da saúde ou parentes, em caso de morte pelo Covid com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil