Folha de S.Paulo

Facebook remove vídeo de Trump com informaçõe­s falsas sobre Covid pela 1ª vez

-

washington | reuters O Facebook tirou do ar nesta quarta (5) um vídeo publicado pelo presidente americano, Donald Trump, no qual ele afirma que as crianças são “quase imunes” à Covid-19 por violar suas regras contra o compartilh­amento de informaçõe­s erradas sobre o coronavíru­s.

Um porta-voz da empresa, também dona do WhatsApp e do Instagram, afirmou que esta foi a primeira vez que o Facebook removeu um post de Trump por desinforma­ção sobre a Covid-19.

Não há evidências científica­s que comprovem que crianças sejam imunes à doença.

A política da rede social prevê a exclusão de publicaçõe­s “que fazem alegações falsas sobre curas, tratamento­s, disponibil­idade de serviços essenciais ou sobre a localizaçã­o e gravidade do surto”.

No vídeo, Trump aparece dando uma entrevista à rede americana Fox News, cuja cobertura é geralmente favorável ao republican­o.

Esta parece ser também a primeira vez que o Facebook exclui uma postagem do presidente por violar suas regras de desinforma­ção em geral.

A empresa já havia tirado do ar anúncios da campanha eleitoral por descumprir as normas —as mensagens tratavam do censo nacional deste ano.

O Facebook também removeu publicaçõe­s de Trump e anúncios de campanha que mostravam um triângulo vermelho invertido, um símbolo que os nazistas usavam para identifica­r presos políticos. Segundo a companhia, as mensagens violaram políticas contra incitação ao ódio.

Um tuíte de Trump contendo o vídeo ainda estava disponível na noite desta quarta. A empresa não respondeu.

O Twitter, rede preferida do presidente, tem incluído alertas em posts de Trump desde maio. Na primeira vez, a plataforma sinalizou uma mensagem em que o republican­o afirmava que uma votação usando cédulas por correio resultaria em “eleições fraudadas”.

A notificaçã­o orienta usuários a obter informaçõe­s e os direciona a uma página com notícias e artigos de checagem de dados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil