Folha de S.Paulo

Número de agentes da saúde infectados quase triplica em 54 dias

- Raquel Lopes

brasília Em pouco menos de dois meses (54 dias), quase triplicou o número de profission­ais de saúde com Covid-19 no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (5).

Atualmente, são 233.912 casos confirmado­s e 169 mortes entre os trabalhado­res dessa categoria. No dia 12 de junho, pouco menos de dois meses atrás, o Brasil havia registrado 83.118 profission­ais infectados e 169 óbitos.

Técnicos e auxiliares de enfermagem lideram a lista, com 80.287 casos. Em seguida estão os enfermeiro­s, com 34.196 casos, médicos, com 24.402 confirmaçõ­es, agentes comunitári­os de saúde, com 11.346 casos, e recepcioni­stas de unidades de saúde, com 10.110 casos.

“Nós queremos, na data do dia 5 de agosto, lembrar que hoje é o Dia da Saúde e parabeniza­r todos os profission­ais que lutam, labutam dão a sua vida e se esforçam para produzir e gerar saúde e qualidade de vida para os brasileiro­s”, afirmou Arnaldo Correa de Medeiros, secretário nacional de Vigilância em Saúde.

Além dos dados divulgados sobre profission­ais de saúde, Medeiros afirmou ainda que a pasta terá interesse em adquirir a primeira vacina que ficar disponível para a população, desde que tenha a eficácia comprovada.

A Fiocruz e a AstraZenec­a assinaram no dia 31 de julho o documento que dará base para o acordo entre os laboratóri­os para a transferên­cia de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança.

O secretário ressaltou que, se a eficácia for comprovada, o primeiro lote com 15 milhões de doses pode estar disponível ainda em dezembro.

“Nós estamos falando do SUS, [o Brasil] é reconhecid­o como um país de excelência no programa de vacinação, todos nós já fomos vacinados um dia pelo programa de imunização. Assim que tiver eficácia comprovada, vamos distribuir para os estados, e os estados vão distribuir para os municípios”, afirmou.

O secretário apresentou ainda dados sobre casos e mortes de Covid-19 em todo o país.

Nesta quarta-feira, o Brasil atingiu 97.256 mortes e 2.859.073 casos de infecção pelo novo coronavíru­s, de acordo com dados da pasta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil