Folha de S.Paulo

Jornalista e escritora, viveu com ficção, arte e militância

VIRGÍNIA CAVALCANTI (1948-2020)

- Paula Soprana coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Aos 71, Virgínia Cavalcanti, jornalista, escritora, astróloga e ex-militante, passou pelo distanciam­ento social entretendo amigos.

De seu apartament­o, em Copacabana, enviava dicas culturais e mensagens de afeto. “Hoje tem live do Caetano”, “Zeca Pagodinho no Bial”, “Está indo para a rua, querida?”,

“Live da Teresa Cristina”, “Como está o movimento dos entregador­es?”, “Emicida é meu filósofo favorito”.

Virgínia foi repórter na ditadura, e lhe preocupava qualquer traço de ameaça à democracia. Nos anos 1960, foi militante, sob o codinome Lilian. Trabalhou no Jornal do Brasil. Passou pela Folha no Rio.

Orgulhava-se ao contar que a Passeata dos Cem Mil foi orAté ganizada em sua sala.

Mudou para Londres em 1971. Conta parte desse período em um de seus vários livros, um romance com toques biográfico­s, “Exílio na Primeira Classe” (2018), com foto de Evandro Teixeira e texto de quarta capa de Ruy Castro, dois amigos.

“Virgínia já viveu o suficiente para três ou quatro vidas. Sei disso porque, quando nos conhecemos, ela ainda estava na primeira”, escreveu Ruy.

Em Londres, foi correspond­ente da revista Manchete e do JB. Na década seguinte, trabalhou na TV Globo. Depois, mergulhou na astrologia.

os anos 2000, quando foi diagnostic­ada com lúpus, viveu com saúde. “Era muito livre e desprendid­a, daria um banho na nossa geração”, diz o filho, Diego Albuquerqu­e.

Ao depor sobre a campanha pró-democracia da Folha, Virgínia resumiu sua história, um mês antes de morrer, depois de um mal súbito, em 17 de agosto.

Disse à repórter que ficou emocionada com a publicação, mas que gostaria de ler o nome do pai, militar de esquerda e “herói de guerra”.

Virgínia era filha de Maria Amélia Cavalcanti e do herói de guerra Pedro Albuquerqu­e.

Deixa o filho, Diego, 46, e o neto, Pedro Albuquerqu­e, 5.

GÉRARD LOEB

Aos 92, casado com Ângela Varella Loeb. Deixa as sobrinhas Tuca e Mônica Loeb e primos. Quarta (2/9). Cemitério São Paulo, Pinheiros (SP)

JOSÉ OLIVEIRA SANTOS

Aos 70, casado com Doralice Alves dos Santos. Quarta (2/9). Cemitério Jardim do Pêssego, Itaquera (SP)

7º DIA ROSEMARY BRUCK PEREIRA

Nesta quarta (2/9) às 18h30, Igreja São Gabriel Arcanjo, Jardim Paulista (SP)

1 MÊS ANA CÁSSIA PETERS FEVEREIRO

Nesta quinta (3/9) às 20h, Paróquia São Roque do Imirim. https://www.facebook.com/ParoquiaSa­oRoque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil