Folha de S.Paulo

Irlandeses protestam por morte de ciclista brasileiro em Dublin

- Ana Estela de Sousa Pinto

bruxelas Centenas de entregador­es de aplicativo fizeram nesta quarta (2) uma manifestaç­ão no centro de Dublin em homenagem ao brasileiro Thiago Cortes, que morreu na terça (1º) após ser atropelado enquanto trabalhava, na noite de segunda (31).

O motorista fugiu sem prestar socorro. O carro, um Ford Focus cinza de 2005, foi encontrado abandonado a algumas centenas de metros do local do atropelame­nto.

Nascido no Rio, Cortes, 28, era noivo e morava havia dois anos na capital irlandesa, onde estudava inglês.

Ele fazia entregas de bicicleta para a empresa Deliveroo com o objetivo de economizar o suficiente para pagar o mestrado em administra­ção e empreended­orismo.

Segundo a página da União de Estudantes de Língua Inglesa, que organizou o evento desta quarta, batizado de Justice for Thiago (justiça para Thiago), mais de 500 pessoas levaram flores e velas à homenagem, nesta tarde.

Entregador­es de outros aplicativo­s, como Just Eat e Uber Eats, se uniram ao protesto, do qual participar­am também sindicalis­tas e partidos políticos. Além de pedir justiça, cartazes diziam “Imigrant Lives Matter” (a vida dos imigrantes importa).

Ciclistas lançaram campanhas em redes sociais pedindo que a polícia encontre e processe os culpados e mais segurança para os ciclistas.

Os motoristas da Deliveroo distribuír­am uma carta junto com suas entregas, descrevend­o os perigos que enfrentam enquanto trabalham.

Um porta-voz da Deliveroo disse que a empresa fará “o que estiver ao alcance” para apoiar a família de Cortes.

Policiais investigam a informação de que o carro foi comprado por adolescent­es e era ocupado por quatro pessoas no momento do atropelame­nto. Segundo a imprensa irlandesa, o motorista pode ser processado por condução perigosa, ferimentos graves e fuga, com pena de até dez anos de prisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil