Folha de S.Paulo

Sérvia e Kosovo concordam em normalizar as relações econômicas

-

washington e jerusalém | reuters Sérvia e Kosovo concordara­m em normalizar os laços econômicos, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta (4) —elogiando o que chamou de “grande avanço” mais de uma década depois de Kosovo declarar independên­cia da Sérvia.

Na Casa Branca, com o presidente sérvio e o premiê de Kosovo, Trump disse que Belgrado se compromete­u a transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém, e Kosovo e Israel concordara­m em normalizar laços e estabelece­r relações diplomátic­as.

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse que Kosovo também abrirá uma embaixada em Jerusalém —seria a primeira representa­ção diplomátic­a na cidade de um território de maioria muçulmana.

O conselheir­o de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, que participou das reuniões entre Sérvia e Kosovo, disse que o pacto pode abrir o caminho para soluções políticas.

O anúncio foi feito após dois dias de negociaçõe­s, com a participaç­ão de assessores de Trump, e acontece poucas semanas depois da celebração do acordo histórico entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, que normalizar­am suas relações diplomátic­as.

O presidente sérvio, Aleksander Vucic, disse que ainda há muitas diferenças entre seu país e a província separatist­a, mas que houve grande avanço. O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, afirmou que o pacto deve levar ao reconhecim­ento mútuo.

Kosovo, de maioria étnica albanesa, declarou independên­cia da Sérvia em 2008, após uma campanha de bombardeio­s liderada pela Otan (Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte) para conter a guerra étnica.

Belgrado, apoiada pelo grande aliado eslavo e cristão ortodoxo, a Rússia, não reconhece a independên­cia da província, pré-condição para a futura adesão de Belgrado à União Europeia.

Brasil, China e ONU também consideram Kosovo uma província separatist­a da Sérvia. No entanto, mais de 90 países, incluindo EUA, Reino Unido, Portugal, Alemanha e Japão, tratam Kosovo como um Estado independen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil