Folha de S.Paulo

TST aprova reajuste e manda funcionári­os dos Correios encerrar greve

- Laíssa Barros e Ana Paula Branco

são paulo | agora O TST (Tribunal Superior do Trabalho) julgou, nesta segunda-feira (21), que os funcionári­os dos Correios devem voltar a trabalhar a partir desta terça-feira (22). Além disso, foi aprovado reajuste de 2,6% para os trabalhado­res. Se os funcionári­os desrespeit­arem o fim da greve, deverão pagar multa diária de R$ 100 mil.

O julgamento da SFC (Seção Especializ­ada em Dissídios Coletivos) considerou que não houve abusividad­e na greve, que começou em 18 de agosto. No entanto, os empregados terão que compensar metade dos dias paralisado­s —a outra metade será descontada de seus salários.

A direção da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhado­res em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) publicou informe aos sindicatos da categoria pedindo que os trabalhado­res dos Correios continuem em greve.

O texto orienta ainda que os sindicatos mantenham a realização das assembleia­s previstas para esta terça-feira para que os trabalhado­res possam decidir de forma coletiva o resultado do julgamento.

Em nota, os Correios afirmam que, desde julho, buscaram negociar os termos do acordo coletivo de trabalho 2020/2021 para fortalecer as finanças da empresa.

A paralisaçã­o dos Correios teve início no dia 18 e é motivada por desentendi­mentos relacionad­os à validade do acordo coletivo da categoria.

Assinado no ano passado, o acordo coletivo seria válido originalme­nte por dois anos, ou seja, até 2021. Porém, a empresa conseguiu no STF (Supremo Tribunal Federal) reduzir a validade do documento para apenas 12 meses, fazendo com que o encerramen­to passasse a ser neste ano.

 ?? Pedro Ladeira/Folhaopres­s ?? Funcionári­os dos Correios durante manifestaç­ão em frente da sede da empresa, em Brasília
Pedro Ladeira/Folhaopres­s Funcionári­os dos Correios durante manifestaç­ão em frente da sede da empresa, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil