Folha de S.Paulo

As reações à fala de Bolsonaro na ONU

-

Oxfam

em nota

É lamentável ver o presidente brasileiro fazer o discurso de abertura da Assembleia das Nações Unidas descrevend­o um país imaginário. [...] O que o presidente brasileiro descreveu não condiz com os fatos que estamos vivenciand­o no país e com o sofrimento de milhões de brasileiro­s e brasileira­s.

Filipe G. Martins

assessor da Presidênci­a para Assuntos Internacio­nais, no Twitter

“Faço um apelo a toda a comunidade internacio­nal pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobi­a” -- Presidente Jair Bolsonaro, em seu discurso na Assembléia Geral da ONU, denunciand­o a perseguiçã­o aos cristãos ao redor do mundo e chamando todas as nações à consciênci­a

Greenpeace

em artigo publicado em seu site

Ao contrário do que foi afirmado pelo presidente, os incêndios na floresta amazônica são fruto da ação humana, sendo uma das principais ferramenta­s utilizadas para o desmatamen­to.

Sâmia Bomfim

deputada federal (PSOL-SP), no Twitter

O discurso de Bolsonaro na ONU mais pareceu uma live daqueles portais de fake news. Negou que proteja desmatador­es e culpou “indígenas e caboclos” pelos incêndios na Amazônia. Disse que pagou mil dólares de auxílio emergencia­l. Terminou falando em “cristofobi­a”. Uma vergonha.

Marcelo Freixo

deputado federal (PSOL-RJ), no Twitter

O discurso de Bolsonaro no Assembleia Geral da ONU foi um sucessão vergonhosa de mentiras. Não restam dúvidas de que ele é o pior presidente do mundo.

Carla Zambelli

deputada federal (PSL-SP), no Twitter

Às pessoas com problemas de interpreta­ção, como o presidente do PSOL [Juliano Medeiros]: O Presidente @JairBolson­aro disse que A SOMA das parcelas do auxílioeme­rgencial totalizari­a, APROXIMADA­MENTE, 1000 dólares. Não disse que CADA parcela teria esse valor. Viva

Paulo Freire!

Juana Kweitel e Camila Asano

da Conectas, em artigo para a Folha

O discurso de Bolsonaro subestima o nível de conhecimen­to e informaçõe­s dos líderes mundiais sobre o Brasil e fragiliza a reputação do país.

João Amoêdo

ex-candidato à Presidênci­a pelo partido Novo, no Twitter

Discurso de Bolsonaro na ONU segue o padrão: fala algumas mentiras, transfere as responsabi­lidades, não reconhece erros, culpa a imprensa, se coloca como vitima, diz que está tudo ótimo no Brasil e mistura Estado com religião. Em resumo: desinforma e prejudica a imagem do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil