Folha de S.Paulo

Coronavíru­s reduz negócios na cidade das noivas da China

-

XANGAI | reuters As vitrines do Shopping de Vestidos de Noiva Huqiu, na cidade chinesa de Suzhou, brilham com o reflexo de vestidos elaborados para atrair compradora­s.

Mas há poucos clientes, uma vitrine reluzente da enorme indústria local de vestidos de noiva que atrai visitantes chineses e do exterior.

Suzhou, uma das maiores exportador­as de itens para noivas do mundo, está sentindo um calafrio à medida que casais adiam ou cancelam festas por causa da pandemia.

O centro industrial no leste da China abriga fábricas de fornecedor­es da Apple e um centro de tecnologia da Microsoft, mas os vestidos de noiva são uma parte importante de seus negócios.

As vendas no mercado de casamentos no país cresceram entre 2014 a 2018 e foram interrompi­das com os primeiros casos em Wuhan, a cerca de 740 quilômetro­s a oeste de Suzhou, no fim de 2019.

Embora a China tenha começado recentemen­te a permitir a retomada de algumas celebraçõe­s após a queda no número de novos casos, empresas de Suzhou dizem que as vendas estão longe de atingir os níveis normais, já que muitos casais estão reduzindo suas festas devido ao orçamento ou restrições de convidados.

A Suzhou Jusere Wedding & Evening Dress Co. Ltd., uma das maiores da China, tentou estancar a crise aumentando as vendas diretas para noivas e indo até seus clientes.

Mas a escalada do vírus fez os pedidos estrangeir­os, que costumavam responder por um décimo das vendas da empresa, quase desaparece­r.

A China Wedding Expo 2020, evento anual que atrai revendedor­es de vestidos de noiva, exportador­es e ateliês de noivas, aconteceu em Xangai no mês passado, mas os expositore­s disseram que houve poucos visitantes.

 ??  ?? Acima, em Suzhou, na China, casal posa para ensaio de casamento;
Acima, em Suzhou, na China, casal posa para ensaio de casamento;
 ?? Fotos Aly Song/Reuters ?? abaixo, noivos fazem sessão de fotos em um parque
Fotos Aly Song/Reuters abaixo, noivos fazem sessão de fotos em um parque
 ??  ?? ao lado, recémcasad­os durante comemoraçã­o;
ao lado, recémcasad­os durante comemoraçã­o;

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil