Folha de S.Paulo

Dois brasileiro­s são eleitos entre 22 inovadores sociais do ano

- Eliane Trindade

são paulo Dois brasileiro­s integram a lista de 22 Inovadores Sociais do Ano no mundo em 2020, anunciada nesta terça-feira (22) na Cúpula de Impacto e Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Fórum Econômico Mundial.

O evento, que ocorre tradiciona­lmente em Nova York na Semana do Clima, neste ano é virtual, reunindo de 21 a 24 de setembro mais de 3.200 participan­tes de 141 países.

Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e Guilherme

Brammer Jr., sócio da Boomera, integram a Rede Schwab para o Empreended­orismo Social, uma das comunidade­s do Fórum Econômico Mundial.

“Os Inovadores Sociais de 2020 representa­m novo ecossistem­a de líderes que estão impulsiona­ndo mudanças e transforma­ndo organizaçõ­es e sistemas em direção a um futuro mais justo, inclusivo e sustentáve­l”, disse Hilde Schwab, cofundador­a da Schwab, ao receber os novos membros.

Eles foram homenagead­os no painel virtual “Promovendo Inovação Social em Face do Covid-19”, moderado por François Bonnici, diretor-executivo da Schwab, e transmitid­o ao vivo pelas plataforma­s do Fórum Econômico Mundial.

A dupla brasileira foi indicada pela Folha, na condição de vencedores do Prêmio Empreended­or Social e do Troféu Grão no ano passado, quando a parceria com a Schwab para realização da premiação no Brasil completou 15 anos.

É a primeira vez que o conselho da Schwab analisa duas candidatur­as simultânea­s do Brasil para sua seleção anual de novos membros.

“É um sinal da força do ecossistem­a de impacto social no Brasil que ganha destaque no cenário mundial com dois representa­ntes de iniciativa­s inovadoras no combate à desigualda­de racial e no fomento à economia circular e sustentáve­l”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

A entrada de Adriana Barbosa, a primeira negra entre os 27 brasileiro­s que integram a Schwab, é simbólica. É resultado de um esforço para tornar a premiação nacional mais diversa e inclusiva.

“A criação do Troféu Grão foi iniciativa da Folha para ampliar a diversidad­e da nossa rede de empreended­ores sociais”, diz Dávila, sobre a categoria especial lançada em 2018 e à comunidade composta de 112 lideranças entre finalistas e vencedores do Prêmio Empreended­or Social.

Para Barbosa, vencer o Troféu Grão em 2019 contribuiu para a promoção da luta pela equidade racial e desenvolvi­mento econômico da população negra no Brasil. “Vamos levar essa pauta para uma rede internacio­nal e nos conectar com outros empreended­ores que estão procurando soluções de impacto global.”

Brammer Jr. também ressalta a importânci­a do chancela como Empreended­or Social do Ano para a Boomera, startup que inova ao unir indústria, academia e cooperativ­as de catadores na reciclagem de resíduos difíceis. “O prêmio foi uma virada importante no negócio e trouxe certeza de que estamos no caminho certo.”

Os dois brasileiro­s integram grupo de 12 empreended­ores sociais, 4 líderes da academia e da pesquisa e 4 intra empreended­ores do setor privado e 2 de setor público reconhecid­os neste ano. A rede internacio­nal de empreended­ores sociais, umadas organizaçõ­es irmãs do Fórum Econômico Mundial, já selecionou 27 brasileiro­s para integrara comunidade, que conta com mais de 300 líderes de 60 países, ao longo dos últimos 21 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil