Folha de S.Paulo

Pix afetará receitas, mas impacto será limitado, diz presidente do Itaú

- Isabela Bolzani

são paulo O Pix, sistema de pagamentos instantâne­os do BC, deverá afetar as receitas do Itaú Unibanco em operações envolvendo conta-corrente, disse o presidente da instituiçã­o, Candido Bracher.

Segundo ele, o movimento acontecerá pela redução de transferên­cias por TED e DOC em prol da preferênci­a pelo novo sistema do BC. O impacto, no entanto, será controlado.

“O Pix vai trazer reflexos importante­s no mercado e deve beneficiar o Itaú com a bancarizaç­ão de uma parte importante da população. Por outro lado, é de esperar que boa parte dessas pessoas passe a usar o Pix em vez de TEDs e DOCs. Isso deve ter um impacto inicial nas receitas com conta-corrente do banco. Mas essas receitas representa­m menos de 1%, e esse impacto deve ser moderado.”

Bracher falou sobre Pix nesta quarta-feira (23), em evento promovido pela Itaúsa, holding de investimen­tos que tem participaç­ões no Itaú Unibanco e em empresas como Alpargatas, Duratex e NTS, entre outras.

O Pix entra em operação de maneira gradual em outubro. O funcioname­nto pleno está previsto para 16 de novembro. O sistema vai operar 24 horas, sete dias por semana, com envio e compensaçã­o instantâne­as do dinheiro e de maneira gratuita para quem envia os recursos.

Hoje, no caso de TEDs e DOCs, por exemplo, há restrição de horários e custos com uma média de R$ 10 nas grandes instituiçõ­es financeira­s para clientes que não têm transferên­cias no pacote bancário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil