Folha de S.Paulo

Promotoria recebe denúncias contra médico por abusos

-

são paulo O Ministério Público de São Paulo disponibil­izou na segunda (21) canal direto para o recebiment­o de eventuais denúncias contra o médico Abib Maldaun Neto, 56, suspeito de abusar sexualment­e de pacientes em sua clínica no Jardim Paulista, na zona oeste.

Considerad­o um dos mais conceituad­os nutrólogos de São Paulo, com consultas em torno de R$ 800, ele foi condenado em segunda instância pelo TJ-SP por violação sexual mediante fraude. A condenação ocorreu em julho deste ano e cabem recursos.

As suspeitas contra o médico foram reveladas pela Folha no final de 2017. Na época, duas ex-pacientes acusavam o médico de terem sofrido abuso sexual em consultas para tratamento de emagrecime­nto. Ambas, que não se conheciam, contaram, em síntese, que o médico solicitou que elas tirassem a roupa para exame e, afirmando que veria se estava tudo em ordem com seu corpo, enfiou o dedo na vagina das vítimas e estimulou-lhes o clitóris.

Um dos casos foi em 2012 e, o outro, em 2014. A condenação em primeira instância foi em 2018, quando a Justiça estipulou pena de dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, sobre o caso mais recente. Essa decisão foi mantida pelo TJ-SP.

Segundo a Promotoria, eventuais vítimas podem enviar relatos por email (somosmuita­s@mpsp.mp.br). Eles serão recebidos por equipe do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operaciona­l Criminal. Procurado, o médico manifestou-se em nota, dizendo que mantém a consciênci­a tranquila.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil