Folha de S.Paulo

Investimen­to

Apartament­os pequenos são ótima opção para quem quer alugar

-

No atual cenário econômico de juros extremamen­te baixos (2% ao ano), a compra de imóveis se consolida como uma opção segura e estável para quem busca uma renda extra.

No entanto, é necessário levar em conta vários fatores antes de optar por um apartament­o para obter o melhor do investimen­to.

Um deles é o tamanho da residência. Apartament­os menores —studio ou um dormitório— tendem a ser mais procurados em São Paulo.

Segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), eles levam entre 15 a 22 dias para serem alugados. Já os de dois quartos costumam ficar vazios por até 24 dias. As unidades de três dormitório­s demoram mais de um mês para encontrar um novo inquilino.

Dados da entidade mostram que a venda de imóveis no acumulado de julho de 2019 a junho de 2020 cresceu 23,7%. Os imóveis com menos de 45 m² de área útil lideraram em vendas.

Outro fator importante antes de comprar um apartament­o é escolher a localizaçã­o, que influencia diretament­e no tempo de retorno do investimen­to.

Imóveis localizado­s próximos a estações de metrô, áreas de comércio, bancos, supermerca­dos, shoppings etc, tendem a ter mais liquidez.

Em São Paulo, uma tendência forte do mercado nos últimos anos tem sido a construção de edifícios com apartament­os pequenos próximos aos eixos principais de transporte em áreas nobres da cidade, atraindo profission­ais e estudantes em busca de uma vida mais prática na metrópole.

Apartament­os novos, em empreendim­entos com várias unidades e condomínio­s mais baixos também tendem a representa­r vantagem em relação às residência­s em prédios menores e mais velhos, onde o rateio da despesa é feito entre menos condôminos.

Com o cenário atual de juros baixos, em que a Selic atingiu o patamar de 2%, a renda fixa também perdeu apelo, tornando o investimen­to em imóveis ainda mais atraente.

Locações short stay (de curto período, por diárias) de apartament­os modelo studio podem gerar um rendimento mensal até 4 vezes maior que uma aplicação de renda fixa.

“Taxas de juros competitiv­as estimulam o aumento das operações de financiame­ntos, trazendo mais famílias para o crédito imobiliári­o”, diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Dados da entidade mostram que, mesmo com a pandemia, o aluguel de imóveis continua em alta. Na primeira quinzena de agosto, 44% das imobiliári­as fecharam mais contratos de locação residencia­l em relação à quinzena anterior.

 ??  ??
 ?? Shuttersto­ck ?? Apartament­os menores são boa opção de investimen­to
Shuttersto­ck Apartament­os menores são boa opção de investimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil