Folha de S.Paulo

Pesquisado­res contestam impacto da reforma tributária sobre o PIB

- Eduardo Cucolo

O impacto da reforma tributária da Câmara dos Deputados sobre o potencial de cresciment­o da economia brasileira se tornou alvo de polêmica entre representa­ntes de algumas das principais instituiçõ­es de pesquisa econômica do país.

Os desentendi­mentos em relação às propostas que estão no Congresso, no entanto, vão além da questão técnica. No âmbito político, governo federal, estados e municípios têm apresentad­o cada vez mais divergênci­as do que entendimen­tos sobre o tema, o que gera dúvidas sobre a possibilid­ade de que se aprove algo nesse sentido ainda neste governo.

Nesta quinta-feira (24), os pesquisado­res José Roberto Afonso, professor do IDP (Instituto Brasiliens­e de Direito Público), Vagner Ardeo, vice-diretor do Ibre/ FGV, e Geraldo Biasoto, professor da Unicamp, publicaram artigo em que questionam a validade dos cálculos feitos pelo economista Bráulio Borges, também do Ibre, a pedido do CCiF (Centro de Cidadania Fiscal), instituiçã­o que participou da elaboração da proposta da Câmara, a PEC 45/2019.

De acordo com Borges, a PEC que propõe a substituiç­ão de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) resultaria em um aumento do PIB potencial do Brasil de 20,2% em 15 anos. Esse impacto decorre principalm­ente do aumento da produtivid­ade de 14,4% e dos investimen­tos em ativos fixos, que geram uma elevação do estoque de capital de 12% no mesmo período.

“A nota preparada para o CCiF está muito longe de ser considerad­a uma avaliação próxima ao padrão internacio­nal. Pecou nas bases econômicas e econométri­cas em que foi assentada a construção de seu suposto modelo e se revelou frágil na leitura de seus resultados”, dizem os pesquisado­res ao analisar a nota técnica de Borges feita para o CCiF.

“Primeiro, me chama a atenção que não é um trabalho de autoridade do CCiF, que há tanto tempo estuda e se dedica ao projeto. Até agora eles não apresentar­am seus dados e suas simulações. Apenas publicaram uma nota preparada por terceiro”, diz Afonso.

Procurado, Borges informou que publicará um artigo sobre o tema no Blog do Ibre, mesmo canal de divulgação utilizado pelos autores da crítica ao seu trabalho, que foi publicado em junho pelo CCiF.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil